Skip to main content

IPLUSO 18845

Gestão da Formação

Gestão Administrativa de Recursos Humanos (T) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular de Gestão da Formação, tem no seu conteúdo programático os fundamentos básicos, teóricos e práticos da gestão da formação no contexto organizacional. Assume a sua pertinência no ciclo de estudos pela relevância que a formação tem no desenvolvimento de competências dos profissionais de Gestão de Recursos Humanos e no posicionamento estratégico da empresa.
  • ProgramaProgramme
    Gestão de conhecimento nas organizações; Formação profissional: etapas e procedimentos; Questões legais inerentes à formação; Competências do/a formador/a; O papel da formação e do/a formando/a; Pedagogia e andragogia; Aprendizagem e diferentes estilos de aprendizagem; Métodos de intervenção formativa; Diferentes metodologias e estratégias pedagógicas; Comunicação e estilos de comunicação; Elaboração de planos de formação e planos de sessão; Avaliação da formação.
  • ObjectivosObjectives
    Dotar os/as alunos/as das bases associados à gestão da formação em contexto organizacional; Conhecer de forma detalhada cada uma das etapas de gestão da formação; Conhecer diferentes tipos de formação e diferentes metodologias e estratégias pedagógicas; Dotar os/as alunos/as de conhecimentos sobre práticas de desenvolvimento de competências e planos de desenvolvimento individual.
  • BibliografiaBibliography
    Abrecht, R. (1994). A Avaliação Formativa. Edições ASA. Bárbara, L. (2009). Métodos e Técnicas Pedagógicas/Andragógicas. Tecto de Nuvens. Cardim, J.(2012). Gestão da Formação nas Organizações. Lidel. Cascão, F. (2014). Gestão de competências, do conhecimento e do talento. Edições Sílabo. Ferrão, L., & Rodrigues, M. (2003). Formação Pedagógica de Formadores. Lidel. Gouveia, J. (2005). Manual de Avaliação da Formação. AEP – Associação Empresarial de Portugal. Simão, A. M., & Freire, I. (2007). A Gestão do Conflito no Processo Formativo. IEFP.  
  • MetodologiaMethodology
    Diferentes abordagens pedagógicas, incluindo dinâmicas práticas em sala de aula.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não