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IPLUSO 18833

Gestão das Organizações

Gestão Administrativa de Recursos Humanos (T) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular de gestão das organizações, inserida no curso de Gestão Administrativa de Recursos Humanos, pretende dotar os estudantes de conhecimento sobre como a gestão de uma organização se torna relevante na gestão de recursos humanos. A par destes princípios, pretende também estimular a capacidade de reflexão nesta área.
  • ProgramaProgramme
    Estudo das organizações. Conceito e elementos essenciais de uma Organização. Os diferentes tipos de Organizações. As organizações como sistemas abertos. A Empresa como organização específica. Elementos e características distintivas. As diferentes classificações da empresa. A empresa e a sua envolvente (ou ambiente). A envolvente contextual ou geral. A envolvente transacional ou de negócio. A Gestão e os gestores. A gestão como um conceito evolutivo. Teorias organizacionais. Níveis de gestão. Gestão estratégia e gestão funcional. Perfil e papéis do gestor. As novas competências necessárias. Gestão e liderança. O ciclo de gestão. Planeamento. Organização / estruturação. Direcção. Controlo. Estratégia empresarial. Conceito e relevância do tema. Visão, missão, objetivos e estratégia. Análise estratégica. Formulação da estratégia. Implementação da estratégia.
  • ObjectivosObjectives
    Analisar e interpretar a empresa como uma organização específica no contexto de uma sociedade de organizações. Perceber a empresa como um sistema aberto, inserida numa envolvente, contextual e de negócios, em rápida mutação, com as consequências que daí derivam em termos de capacidade competitiva sustentada. Perceber o papel dos gestores e da gestão na manutenção da capacidade competitiva da empresa na ótica do equilíbrio no curto e da sustentabilidade a médio e longo prazo. Compreender e aplicar os conhecimentos fundamentais sobre as funções da gestão enquadradas no ciclo de gestão. Compreender e aplicar os conhecimentos fundamentais sobre a gestão estratégica em ambiente concorrencial e em rápida mutação.
  • BibliografiaBibliography
    Teixeira, S. (2013). Gestão das organizações. 3ª edição, Escolar Editora.
  • MetodologiaMethodology
    Os estudantes vão trabalhar projetos práticos que simulam desafios reais das organizações, desenvolvendo soluções para problemas existentes. Estudos de caso: análise de situações reais das organizações, permitindo aos estudantes aplicarem as teorias e conceitos em contextos práticos. Debates e mesas redondas: discussões em grupo sobre tópicos controversos ou complexos relacionados à gestão organizacional, fomentando o pensamento crítico.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não