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IPLUSO 26838

Gestão de Talento e Capital Humano

Gestão Empresarial e Negócios Digitais (M) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A Unidade Curricular de Gestão do Talento e Capital Humano é essencial para a formação dos mestrandos em Gestão Empresarial e Negócios Digitais, ao proporcionar uma compreensão aprofundada do papel estratégico da gestão de pessoas nas organizações contemporâneas. Enquadra a função de Recursos Humanos no contexto global, explorando a sua ligação à cultura organizacional e à necessidade crescente de atrair, desenvolver e reter talento. A UC aborda ainda os principais processos e técnicas da gestão estratégica de RH, desde o planeamento de necessidades, recrutamento, acolhimento e integração, até à gestão de desempenho, carreiras e políticas de retribuição. Ao integrar uma perspetiva alinhada com os desafios da transformação digital e da inovação nos negócios, esta unidade contribui para preparar líderes capazes de potenciar o capital humano como vantagem competitiva em ambientes empresariais dinâmicos e digitais.
  • ProgramaProgramme
    1. O contexto da função recursos humanos no âmbito global das organizações:     1.1. A organização e a função recursos humanos;     1.2. A cultura organizacional e a gestão de recursos humanos;     1.3. A função recursos humanos     1.4. A necessidade da gestão do talento; 2. Principais processos e técnicas de Gestão Estratégica de Recursos Humanos; 3. Planeamento e preenchimento das necessidades de recursos humanos; 4. Processos e técnicas de gestão de pessoas:     4.1. Descrição e análise de funções;     4.2. Recrutamento e seleção de pessoas;     4.3. Acolhimento, integração e socialização do colaborador;     4.4. Avaliação de competências e gestão de carreiras;     4.5. Avaliação e gestão do desempenho;     4.6. Gestão das remunerações e retribuições.
  • ObjectivosObjectives
    Pretende-se desenvolver nos alunos as competências de conhecimento técnico, de raciocínio crítico, de raciocínio analítico, de pensamento crítico, de trabalho de equipa e de comunicação através do efeito conjugado entre metodologia de ensino, metodologia de avaliação e conteúdos programáticos. Estes procurarão contribuir para atingir os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA): OA1 - Identificar o contexto da função recursos humanos e gestão do talento no âmbito global da empresa; OA2 – Comparar os processos e técnicas relativas à gestão estratégica de recursos humanos; OA3 – Relacionar os principais processos e técnicas de gestão de pessoas; OA4 – Adquirir um conjunto de conhecimentos essenciais para uma visão geral integrada e dinâmica de gestão de pessoas e da intervenção técnica neste domínio.
  • BibliografiaBibliography
    Câmara, P., Guerra, P., & Rodrigues, J. (2010). Novo humanator – recursos humanos e sucesso empresarial, 2ª ed. Lisboa: D. Quixote. Câmara, P. B. (2016). Os sistemas de recompensas e a gestão estratégica de recursos humanos , 4ª ed. Lisboa: D. Quixote. Cunha, M. [et al] (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, 8ª edição, Lisboa, RH Ed. Rego, A. [et al] (2015). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano, 3ª edição, Lisboa, Edições Sílabo.
  • MetodologiaMethodology
    Serão utilizadas metodologias adequadas ao ensino à distância, tais como aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), que incentiva a resolução de problemas reais, são eficazes. Ferramentas como fóruns, quizzes interativos e trabalhos de projeto favorecem a avaliação formativa e somativa, proporcionando feedback contínuo. A gamificação, introduzindo elementos de jogos para engajar os alunos, também se mostra promissora. Importante é a personalização do aprendizado, com trilhas de aprendizagem adaptativas, e a avaliação contínua, utilizando analytics para monitorar o progresso e adaptar o ensino às necessidades do aluno. A combinação dessas estratégias pode aumentar o engajamento, a retenção de conhecimento e o sucesso acadêmico em ambientes de eLearning.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não