Skip to main content

IPLUSO 22165

Gestão do Currículo e das Instituições Educativas

Educação Básica (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A Unidade Curricular visa proporcionar que os/as estudantes-futuros/as professores/as do ensino básico adquiram os saberes teóricos, metodológicos e de aplicação prática necessários à sua intervenção em processos de design e desenvolvimento curricular.
  • ProgramaProgramme
    A. Enquadramento Conceito de currículo e diversidade de entendimentos conceptuais Teorias curriculares: das teorias tradicionais às teorias pós-críticas Currículo enquanto possibilidade de estruturação do processo de aprender em contextos formais B. O processo de desenvolvimento curricular Fatores de enquadramento Contextos de aprendizagem Decisão curricular Construção do currículo: desenho e operacionalização Avaliação do currículo C. Instituições educativas Modelos de governança: centralização/descentralização, participação e autonomia; público/privado Escola: cultura, clima e gestão escolar Projetos educativos, participação municipal e desenvolvimento dos territórios
  • ObjectivosObjectives
    No final da Unidade Curricular, os/as estudantes deverão ser capazes de: Problematizar o conceito de currículo e de desenvolvimento curricular; Situar o papel do/a professor/a em processos de design e desenvolvimento curricular; Analisar perspetivas de intervenção do/a professor/a do ensino básico a partir dos resultados da investigação curricular; Identificar as características fundamentais da estrutura, organização e funcionamento do sistema educativo português.
  • BibliografiaBibliography
    Alves, J. M., & Roldão, M. C. (2018). Articulação curricular. O que é? Como se faz? Dos conceitos às práticas possíveis. Fundação Manuel Leão. Fernandes, D. (2004). Avaliação das aprendizagens: Uma agenda, muitos desafios. Porto Editora. Moreira, S. (2019). Cooperar para o sucesso com autonomia e flexibilidade curricular. Pactor. Pacheco, J. A. (2019). Inovar para mudar a escola. Porto Editora. Sacristán, J. G. (Ed.). (2013) . Saberes e incertezas sobre o currículo. Penso. Varela, B. (2013). O currículo e o desenvolvimento curricular: Concepções, práxis e tendências. Edições Uni.CV.   .
  • MetodologiaMethodology
    Promovem-se metodologias ativas centradas na construção do conhecimento pelos alunos. (debate,  discussão, trabalhos de grupo, recurso a plataformas digitais, flipped calssroom, ..)
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    3
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não