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IPLUSO 21789

Gestão e Qualidade em Enfermagem

Enfermagem (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    As organizações nacionais e internacionais enfatizam a necessidade de os enfermeiros contribuírem para as políticas de saúde e para os ganhos em saúde do cidadão. Desta forma, os cursos de licenciatura em enfermagem incluem conteúdos de gestão, qualidade e segurança dos cuidados, que visam a posterior colaboração dos licenciados na gestão das organizações e dos serviços de enfermagem. No âmbito da formação de 1º ciclo, os enfermeiros devem ser capacitados para gestão intrínseca à prestação de cuidados gerais de enfermagem. Assim, para o desenvolvimento destas competências, esta UC disponibiliza conteúdos no domínio das políticas e sistemas de saúde, da governação clínica e da liderança, gestão da qualidade e segurança do doente.
  • ProgramaProgramme
    1. Organização do SNS 2. Níveis de Administração em Geral e em Enfermagem 3. Conceito de Visão, Missão e Valores Organizacionais 4. Economia, sociedade e saúde 5. Conceito de competência e competências dos Enfermeiros 6. Carreira de Enfermagem 7. Boas Práticas em Gestão e Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem, Enquadramento Conceptual e Enunciados Descritivos da Prática de Enfermagem 8. Indicadores Sensíveis aos Cuidados de Enfermagem e Padrão de Documentação 9. Gestão de Pessoas e Avaliação de desempenho no SNS 10. Qualidade: Conceito(s); Custos da Qualidade; Gurus da Qualidade; Ciclo de Deming e Ferramentas da Qualidade 11. Qualidade em Saúde: Conceito(s); Dimensões da Qualidade em Saúde e Estratégia Nacional da Qualidade em Saúde 12. Sistemas Formais de gestão da Qualidade: Licenciamentos, Certificação e Acreditação 13. Segurança do Doente e Gestão de Risco Clínico    
  • ObjectivosObjectives
    Compreender conceitos chave em gestão e administração em saúde. Deter conhecimentos de planificação, organização e gestão em enfermagem. Reconhecer o empowerment da pessoa na planificação e gestão de cuidados. Estabelecer relações construtivas na equipa multidisciplinar. Respeitar a ética, o direito e a governação clínica na aplicação de estratégias de saúde. Descrever padrões e indicadores de qualidade e resultados em saúde. Conhecer os sistemas formais de gestão da qualidade com maior prevalência nacional. Reconhecer a importância da comunicação e de uma cultura de segurança. Demonstrar capacidade de liderança, autonomia, iniciativa e criatividade.
  • BibliografiaBibliography
    •    Bernardino, M. (2017). Gestão em Saúde - Organização interna dos serviços. Lisboa: Almedina •    Clinical management inmental health services (2009). United Kingdom: John Wiley & Sons Ltd. •    Faithfull-Byrne, A. et al (2017). Clinical coaches in nursing and midwifery practice: Facilitating point of care workplacelearning and development Collegian 24 (2017) 403-410. •    Marquis, B. L. & Huston, C. J. (2020). Leadership Roles and Management Functions in Nursing: Theory andApplication.(10th ed.) Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins. •    Pedrosa, J., Sousa, Luís, Valentim, O. & Antunes, V. (2020): Organizational culture and nurse’s turnover: A systematic literature review, International Journal of Healthcare  
  • MetodologiaMethodology
    Nesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    3
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não