Skip to main content

IPLUSO 19560

Hematologia Clinico-Laboratorial II

Ciências Biomédicas Laboratoriais (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A hematologia estuda as células sanguíneas em condições normais e anormais. Os estudantes serão instruídos na teoria e na aplicação prática dos procedimentos de hematologia, incluindo controlo de qualidade, garantia da qualidade, segurança, métodos manuais e / ou automatizados, bem como sobre sequências de maturação de células sanguíneas e morfologia normal e alterada com a respetiva doença associada.
  • ProgramaProgramme
    Anemias Classificação fisiopatológica Classificação morfológica Abordagem diagnóstica das anemias Poliglobulias Primária Secundária Alterações não malignas dos leucócitos Doenças malignas dos granulócitos Leucemias mieloblásticas agudas Leucemias mielóides crónicas Síndromes mielodisplásicas Hemopatias malignas dos linfócitos Leucemias da linhagem linfocitica Síndromes linfoplasmocitárias Linfomas de Hodgkin e não Hodgkin Estudo laboratorial da patologia da hemostase Métodos manuais e automáticos Patologia da hemostase Primária Secundária Breves noções de terapêuticas usadas nos principais grupos de hemopatias Anemias Leucocitopatias benignas Leucocitopatias malignas Estudo automático dos eritrócitos, leucócitos e das plaquetas Citogramas e histogramas. Análise de casos clínicos.
  • ObjectivosObjectives
    Esta unidade curricular integra conhecimentos básicos abordados noutras UCs e pretende fornecer conhecimentos aprofundados do tecido sanguíneo, a patologia associada aos órgãos hematopoiéticos e ao processo da hematopoiese. Serão também desenvolvidos conceitos teóricos e metodologias do âmbito da patologia da hemostase. Serão ministradas algumas noções que possibilitam a compreensão de hemopatias não malignas, com particular relevo para as anemias e as viroses mais frequentes e, também, de patologias do foro oncológico (leucemias e linfomas). Para os diferentes grupos de patologias abordadas serão focados, de forma global alguns aspetos relacionados com as terapêuticas mais frequentemente aplicadas. Os alunos devem dominar as técnicas que permitam a obtenção de amostras de sangue com qualidade, compreender de algumas hemopatias não malignas (anemias e viroses), de algumas doenças do foro oncológico e patologia da hemóstase e relacionar com as terapêuticas mais frequentemente aplicadas.
  • BibliografiaBibliography
    Hoffbrand, A.V. & Moss,P.A.H. (2015). Essential Haematology. (7th ed.). London, Wiley - Blackwell Lorenzi, T. H. (2006). Atlas de Hematologia. Clínica Hematologica Ilustrada. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. Lorenzi, T. H. (2003). Manual de Hematologia Propedêutica e Clinica. (4ª ed.). Rio de Janeiro, Guanabara Koogan. Dacie, J.V. & Lewis, S. M. (2016). Practical Haematology. (12th ed.). Oxford: Churchill Livingstone. Bain, B. J. (2009). Células Sanguíneas, Um Guia Prático. (4ª ed.). São Paulo: Artmed. Vives, J.L. & Aguilar, J. L. (2006). Manual de técnicas de laboratório en hematologia. (3ª ed.). Barcelona: Masson. Hoffbrand, V. & Mehta, A. (2009). Compêndio de Hematologia. Instituto Piaget  
  • MetodologiaMethodology
    Nas aulas práticas o estudante tem acesso previamente aos protocolos experimentais a realizar em cada sessão de aula, o que lhe permite uma leitura e preparação prévias. Esses protocolos são acompanhados de um conjunto de questões, de modo a garantir a preparação individual e, posteriormente a discussão dos procedimentos e dos resultados.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não