IPLUSO 19270
Histologia e Embriologia
Ciências Biomédicas Laboratoriais (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationA histologia e a embriologia são duas áreas importantes no ensino das ciências e das ciências da saúde. São duas ciências relacionadas. A histologia consiste no estudo das microestruturas do corpo humano e as suas funções; é dividida em histologia geral, que estuda a matriz celular e extracelular dos quatro tipos básicos de tecido, e histologia especial que estuda a anatomia microscópica de vários órgãos. A Embriologia irá explicar o desenvolvimento pré-natal do organismo e é dividido em embriologia geral que estuda o desenvolvimento de células germinativas, fertilização e desenvolvimento precoce do embrião humano e embriologia especial que estuda a formação e malformação dos órgãos. Além de aulas teóricas, a unidade curricular inclui práticas de laboratório, onde a morfologia é estudada em lâminas histológicas sob microscópio óptico.
-
ProgramaProgrammeIntrodução à Embriologia. Embriologia Geral Gametogénese, ovulação, fecundação, segmentação, fase de mórula e blástula, implantação. Disco germinativo bilaminado e trilaminado. Períodos pré-embrionário, embrionário e fetal. Anexos embrionários. Teratologia e descrição das malformações mais comuns. Embriologia Especial Sistemas músculo-esquelético, cardiovascular, respiratório, digestivo, urogenital. Cavidades serosas, cabeça e pescoço (formação glandular), ouvido, olho, pele e anexos, sistema nervoso central (formação da glândula pineal), sistema nervoso periférico (formação da glândula supra-renal). Histologia Geral Tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso. Histologia Especial Sistema cardiovascular, medula óssea, sistema imunitário e órgãos linfáticos. Pele e anexos, tubo digestivo e glândulas anexas, aparelho respiratório, urinário, sexual masculino e feminino, glândulas endócrinas, glândula mamária, olho, ouvido.
-
ObjectivosObjectivesMinistrar conhecimentos sobre a estrutura dos tecidos, órgãos e aparelhos/sistemas a nível da microscopia, sobretudo ótica, mas também eletrónica, bem como o desenvolvimento embrionário e pós-natal dos principais órgãos e sistemas. Proporcionar o ensino da histofisiologia, para uma melhor compreensão da Fisiologia, Bioquímica, Patologia e outras matérias afins. Ministrar a Embriologia Humana Descritiva, integrando os conceitos de Anatomia e preparando as bases para o ensino de outras unidades curriculares. Diagnosticar, diferenciadamente, os tecidos e órgãos do corpo Humano, bem como todos os seus componentes estruturais, e de descrever e conceptualizar toda a histofisiologia subjacente. Antever quais as estruturas e processos histofisiológicos subjacentes que são mais vulgarmente sujeitos à doença. Conhecer e descrever o desenvolvimento embriológico humano normal, bem como saber e perceber quais as anomalias mais frequentes e as suas consequências.
-
BibliografiaBibliographyJunqueira & Carneiro (2008). Histologia Básica (11th ed.). Guanabara Koogan. Young, B. Lowe, J.S., Stevens, A., & Heath, J.W. (2006). Wheater's Functional Histology - A Text and Colour Atlas (5th ed.). Churchill Livingstone. Michael H. R., & Wojciech Pawlina (2012). Histologia - Texto e Atlas - Em Correlação com Biologia Celular e Molecular (6th ed.). Guanabara Koogan. Schoenwolf, G.C. & Bleyl, S.B. (2008). Larsen's Human Embryology (4th ed.). Churchill & Livingston.
-
MetodologiaMethodologyNas aulas práticas o estudante tem acesso previamente aos protocolos a realizar em cada sessão de aula, o que lhe permite uma leitura e preparação prévias. Esses protocolos são acompanhados de um conjunto de questões, de modo a garantir a preparação individual e, posteriormente a discussão dos procedimentos e dos resultados.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS3
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão