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IPLUSO 15341

História e Geografia de Portugal II

Educação Básica (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta UC pretende levar o estudante a descobrir e a compreender as raízes históricas e geográficas das questões da atualidade bem como proporcionar a aquisição duma consciência específica da comunidade a que se pertence
  • ProgramaProgramme
       I Abordagem breve da escrita da história II. Características do império português do século XVI III. Portugal do século XII ao século XVII IV. A nova ordem liberal V. A Monarquia Constitucional VI. A 1.ª República VII. Do golpe de Estado ao ¿Estado Novo¿ VIII- O 25 de Abril e a construção da democracia até à atualidade IX- Portugal Hoje
  • ObjectivosObjectives
    Conhecer as principais fontes para o trabalho de investigação histórica, técnicas e conceitos; Operacionalizar as fases heurística e hermenêutica da investigação em história e geografia; Descobrir e compreender as raízes históricas e geográficas das questões da actualidade; Adquirir uma consciência específica da comunidade a que pertence e da responsabilidade de preservar o seu património. As competências são  de natureza instrumental,  especifica e pessoal. Instrumentais ¿ capacidade de leitura, compreensão, análise e avaliação de textos que analisem criticamente a conjuntura política social e cultural dos períodos cronológicos em estudo; específicas capacidade de  pesquisar e fazer o tratamento das fontes e bibliografia relacionadas com os temas em análise; pessoais ¿capacidade de gerir de forma autónoma o seu plano de trabalho e de trabalhar e interagir em grupo
  • BibliografiaBibliography
    Alexandre, F & Diogo, J. (1990). Didática da Geografia. Lisboa: Texto Editora. Almeida, A. (1988). Visitas de Estudo, Concepções e eficácia na aprendizagem. Livros Horizonte. Adão, Á. & Gonçalves, M. N (2007).  A Instrução pública no Portugal de Oitocentos. Da administração centralizada à gestão periférica. Livros Horizonte. Amaral, I. (2008). Orlando Ribeiro Humanista. Finisterra, XLIII, pp 45-56. www.ceg.ul.pt/finisterra. Bonifácio, M. de F.(2002). O século XIX português. Instituto de Ciências Socais da Universidade de Lisboa Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2009). Os saberes e poderes da reforma de 1905. Revista Lusófona de Educação, 13, 101-121 Brás, J.V. & Gonçalves, M. N. (org.) (2011). O Imperativo Republicano em debate. Edições Universitárias Lusófonas Callai, H. (1988). A geografia e a escola: muda a geografia? Muda a escola? Terra Livre. Paradigmas da geografia. Parte I, n.º 16, 133-152
  • MetodologiaMethodology
    Recurso nas aulas a metodologias ativas, diversificadas  e suportadas: (i)Analise e investigação de temas, flipped classroom, resolução de problema, PBL; (ii) debate e discussão de temas com contributos da investigação científica;(iii) trabalhos de grupo; (iv) saídas de campo (Geografia) ; (v) pesquisa histórica ( heurística e hermenêutica ); (vi) visitas de estudo, e (vi) participação em eventos científicos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não