IPLUSO 13663
História e Geografia de Portugal
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (M) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationEsta UC é fundamental para preparar o futuro professor para a área de Conhecimento do Meio (Pré), e para o Estudo do Meio (1. Ciclo). O conhecimento do meio envolvente da criança é importante para a sua segurança, para a construção da cidadania e para o respeito pelo património. O conhecimento do passado familiar da criança é fundamental para que ela possa ir construindo e desenvolvendo a noção de tempo.
-
ProgramaProgrammeA área do Conhecimento do Mundo e de Estudo do Meio na formação da criança 1. A área do Conhecimento do Mundo nas Orientações Curriculares para Educação Pré-Escolar 2.A área de estudo do Meio nas Aprendizagens Essenciais do 1. ciclo 3. A importância das ciências sociais na infância: a construção da identidade, a educação para a cidadania. 4. A noção de tempo na criança A descoberta do mundo social, físico e natural 1. O papel do educador/professor como mediador na aprendizagem do mundo 2 . Aprender história e geografia na infância Metodologias de trabalho e utilização de recursos. 1. O meio físico e social como recurso: a preparação e o planeamento de saídas de campo. 2. O conhecimento e valorização do património local
-
ObjectivosObjectives-Destacar nos documentos oficiais as temáticas que dizem respeito ao Conhecimento do Mundo e ao Estudo do Meio - Valorizar o papel que a História e Geografia de Portugal desempenha no desenvolvimento intelectual, estético e socio-moral das crianças, bem como na segurança, construção da identidade, na educação para a cidadania, conhecimento do meio e respeito pelo património - Relacionar a área de "Conhecimento do Mundo" com as diferentes áreas de conteúdo na educação de infância - Entender o papel da História e Geografia de Portugal na área do Conhecimento do Mundo e no Estudo do Meio - Conhecer e utilizar métodos, técnicas e instrumentos adequados à construção do conhecimento no âmbito das Ciências Sociais - Desenvolver atitudes científicas criando hábitos de pesquisa, de seleção, organização e tratamento da informação, bem como de rigor e objetividade na linguagem; - Propor atividades pedagogicamente adequadas ao contexto pré-escolar e do 1. ciclo
-
BibliografiaBibliographyAprendizagens Essenciais. Disponível em; https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/1_ciclo/1_estudo_do_meio.pdf Orientações Curriculares. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/ocepe/sites/default/files/Orientacoes_Curriculares.pdf Metas de Aprendizagem. Disponível em: https://metasdeaprendizagem.dge.mec.pt/metasdeaprendizagem.dge.mec.pt/wp-content/uploads/2010/09/Curriculo_Nacional1CEB.pdf
-
MetodologiaMethodologyAs metodologias privilegiam um ensino colaborativo e cooperativo, através de trabalhos de grupo, da crítica fundamentada e da intervenção reflexiva e do debate, contribuindo, simultaneamente, para a consolidação dos saberes e para a respetiva mobilização. Daremos assim relevo a formas de trabalho que incluam pesquisa bibliográfica relevante e a sua análise crítica. Em trabalho grupo, os alunos são levados a refletir sobre o novo conhecimento adquirido e decidem sobre ações futuras a empreender, contribuindo ativamente para o desenvolvimento de uma vasta gama de competências instrumentais, interpessoais e sistémicas.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS3
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão