Skip to main content

IPLUSO 23166

Ilustração Editorial

Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Ilustração Editorial.
  • ProgramaProgramme
    Aquisição de conhecimentos e competências em três ramos fundamentais:   1. ILUSTRAÇÃO PARA IMPRENSA Criação de personagens e de tira de banda desenhada para lançar uma série de tiras de BD Noções de banda desenhada (escrita de guião, character design e cenários, thumbnailing, desenho, artefinalização, balonagem/legendagem, onomatopeias, layout/grelhas, ritmo, escala de planos); Exportação de ficheiros para aplicação em suportes impressos e digitais.   2. ILUSTRAÇÃO PARA PUBLICIDADE Criação de ilustrações para aplicação em suportes impressos e digitais de pequeno, médio e grande formato. Suportes e estratégias de comunicação e divulgação impressa e na web (cartaz, imagem para Instagram, outdoor, banner para Facebook).   3. ILUSTRAÇÃO PARA ÁLBUM ILUSTRADO Criação de ilustrações, com integração de texto, para álbum ilustrado Criação de manchas visuais harmoniosas; Criação de imagem sequencial com o intuito de produzir uma narrativa visual coerente; Princípios básicos de paginação.
  • ObjectivosObjectives
    Esta UC estimula à produção de conteúdos visuais que articulam imagem/texto. Objetivos:   dotar de saberes e competências na interpretação, criação e exploração de soluções gráficas ilustradas que respeitam conceitos e ideias predeterminados; a aquisição de léxico e competências metodológicas facilitadoras na integração no mercado de trabalho; Reconhecer as exigências e características específicas de diferentes ramos da ilustração editorial, no âmbito da produção de imagens para imprensa, álbum ilustrado e publicidade; Dominar o léxico próprio da ilustração editorial, e a terminologia específica inerente à produção de materiais gráficos e exportação de artes finais para impressão; Aplicar a metodologia projetual e respeitar os prazos; Analisar, interpretar e criar narrativas visuais eficientes; Explorar recursos, técnicas e materiais para a criação de propostas gráficas adequadas a briefs; Conceber, elaborar e avaliar criticamente projetos de ilustração editorial.
  • BibliografiaBibliography
    BARBOSA, Conceição (2012). Manual Prático de Produção Gráfica. Principia. COHN, Neil (2013). The Visual Language of Comics: Introduction to the Structure and Cognition of Sequential Images. Bloomsbury Advances in Semiotics. EISNER, Will (2008). Comics and Sequential Art: Principles and Practices from the Legendary Cartoonist. Will Eisner Instructional Books. EISNER, Will (2008). Graphic Storytelling and Visual Narrative. Will Eisner Instructional Books. GILILEBORG, Christian (2015). Gramática Visual. Gustavo Gili. JARDÍ, Enric (2016). Pensar con imagens. Gustavo Gili. MCCLOUD, Scott (1994. Understanding Comics: The Invisible Art. MCKEE, Robert. (1997). Story: Style, Structure, Substance, And the Principles of Screenwriting. Harpercollins. REES, Daniel, (2014). How to be an illustrator. Lawrence King. SALISBURY, Martin, (2012). Children’s Picturebooks: The Art of Visual Storytelling. Lawrence King. WIGAN, Mark, (2014). Thinking Visually for Illustrators (Basics Illustration). Fairchild Books.  
  • MetodologiaMethodology
    Metodologia teórico-prática: apresentações verbais e audiovisuais (PowerPoint, vídeos, livros) pelo docente, com exemplos e discussão, e exercícios práticos. Exemplificação de métodos de trabalho, modelos e estruturas de produção na sala de aula.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não