Skip to main content

IPLUSO 23171

Imagem Sequencial I

Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Banda desenhada e design de comunicação (cartaz).
  • ProgramaProgramme
    1) CONCEÇÃO E PRODUÇÃO DE UMA BANDA DESENHADA Noções de vocabulário da arte da BD (opções de layout e grelhas para construção da prancha, relação da página dupla, ritmo, escala de planos para as vinhetas, tipografia de BD e onomatopeias, balonagem); Pré-produção da BD: guionismo, character design, cenários e thumbnailing; Produção da BD: ilustração, artefinalização, balonagem/legendagem, onomatopeias, cor, paginação em software adequado e design; Exportação do documento editável para impressão e para a web.   2) CARTAZ PROMOCIONAL DA BANDA DESENHADA Noções de design (relações entre imagem e texto); Produção de um cartaz para divulgar a narrativa visual.
  • ObjectivosObjectives
    O objetivo geral desta unidade curricular de carácter introdutório é apresentar a narrativa ilustrada sequencial e estimular os alunos a desenvolverem projetos pertinentes na qualidade de ilustradores. Os objetivos específicos são: Compreensão dos princípios específicos de visual storytelling para uma correta comunicação através da banda desenhada; Introdução ao conceito e prática de thumbnailing e storyboarding; Introdução ao conceito e prática do meio da banda desenhada.
  • BibliografiaBibliography
      COHN, Neil (2013). The Visual Language of Comics: Introduction to the Structure and Cognition of Sequential Images. Bloomsbury Advances in Semiotics. EISNER, Will (2008). Comics and Sequential Art: Principles and Practices from the Legendary Cartoonist. Will Eisner Instructional Books. EISNER, Will (2008). Graphic Storytelling and Visual Narrative. Will Eisner Instructional Books. MCCLOUD, Scott (1994). Understanding Comics: The Invisible Art. MCCLOUD, Scott (2006). Making Comics: Storytelling Secrets of Comics, Manga and Graphic Novels. William Morrow Paperbacks. MCKEE, Robert (1997). Story: Style, Structure, Substance, And the Principles of Screenwriting. HARPERCOLLINS.    
  • MetodologiaMethodology
    Apresentação dos exercícios pelo professor com demonstração de exemplos e de metodologias; análise crítica coletiva no final das aulas sobre todo o trabalho realizado.   70% Conceção e produção de banda desenhada 20% Produção de cartaz promocional da banda desenhada 10% Avaliação Contínua: participação, assiduidade e presença (75%) cujo incumprimento obriga a exame. O exame de recurso é constituído pela apresentação de todos os exercícios do semestre (50%) e da resposta ao exame de exame (50%).
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não