IPLUSO 19086
Imunohemoterapia
Ciências Biomédicas Laboratoriais (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationA segurança do tratamento hospitalar e a eficácia dos cuidados prestados são uma das maiores preocupações dos sistemas de saúde. O sangue é um tecido humano e uma reserva preciosa e escassa para as necessidades em sangue e componentes, cuja disponibilidade depende da dádiva voluntária. Na unidade curricular de Imunohemoterapia pretende-se abordar de forma generalizada, a problemática da medicina transfusional
-
ProgramaProgrammeObtenção, Processamento e Armazenamento do Sangue Seleção de dadores de sangue; Colheitas de sangue a dadores: Componentes sanguíneos e sua obtenção Bases teóricas da transfusão sanguínea Aplicações dos princípios serológicos na prática transfusional Conceitos na prática transfusional. Grupos Sanguíneos - Noções Básicas Sistemas de grupos sanguíneos Outros parâmetros de avaliação imuno-hematológica Testes pré-transfusionais Considerações clínicas na prática transfusional Controlo de Qualidade em Bancos de Sangue e Serviços de Transfusão
-
ObjectivosObjectivesCompreender dos diversos sistemas sanguíneos e sua importância transfusional. Conhecer a função de antigénios eritrocitários e anticorpos anti-eritrocitários. Compreender a importância dos diversos componentes sanguíneos na medicina transfusional. Compreender a importância do laboratório na ótica transfusional. Conhecer as técnicas convencionais, equipamentos e reagentes no diagnóstico in vitro. Conhecer o risco e possíveis consequências graves que envolvem a fase pré analítica, analítica e pós-analítica. Demonstrar competências teóricas e práticas quer na obtenção de componentes sanguíneos, quer nos estudos prétransfusionais, de forma a obter resultados otimizados.
-
BibliografiaBibliographyFung, M. K.; Grossman, B. J.; Hillyer, C. & Westhoff, C. M. (2014). Technical Manual (Technical Manual of the American Assoc of Bood Banks). (18th ed.). Maryland: American Association of Blood BanksCovas, D.T. (2014). Manual de Medicina Transfusional. (2ª ed.). Atheneu. Quinley, E. D. (2010). Immunohematology: Principles and Practice. (3rd ed.). Lippincott Williams & Wilkins.
-
MetodologiaMethodologyNas aulas práticas o estudante tem acesso previamente aos protocolos experimentais a realizar em cada sessão de aula, o que lhe permite uma leitura e preparação prévias. Esses protocolos são acompanhados de um conjunto de questões, de modo a garantir a preparação individual e, posteriormente a discussão dos procedimentos e dos resultados.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão