Skip to main content

IPLUSO 19573

Imunohistoquímica e Patologia Molecular

Ciências Biomédicas Laboratoriais (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade permite aos alunos compreender as bases da patologia molecular, as principais técnicas e moléculas utilizadas no diagnóstico e a sua importância no contexto da patologia.
  • ProgramaProgramme
    1.Imunohistoquímica e enquadramento na rotina diagnóstica em Anatomia Patológica. 2.Conceitos básicos aplicados na imunocitoquímica: Antigénios; Anticorpos, estrutura e subtipos de anticorpos; e ligaçãoantigénio-anticorpo. 2.1. Métodos imunohistoquímicos 2.1.1.Método directo 2.1.2.Métodos indirectos 2.2. Recuperação antigénica 2.2.1.Recuperação enzimática 2.2.2.Recuperação induzida por calor 2.2.2.1.Soluções de recuperação 3.Bloqueio de substâncias endógenas 4.Automatização em Imunohistoquímica 5.Controlo de Qualidade em Imunohistoquímica 5.1.Controlo de qualidade interno 5.2.Controlo de qualidade externo 6.Diagnóstico em imunocitoquímica - Marcadores Tumorais na rotina diagnóstica em Anatomia Patológica 7.Patologia molecular 7.1.Técnicas de diagnóstico em patologia molecular 7.2.Principais moléculas utilizadas 7.2.1.1.Tipos de moléculas 7.2.1.2.Importância das moléculas utilizadas
  • ObjectivosObjectives
    Definir e explicar conceitos teóricos associados à prática da imunohistoquímica; Reconhecer a estrutura e função de um anticorpo e distinguir um anticorpo policlonal de um anticorpo monoclonalquanto à sua produção, sensibilidade, especificidade e reatividade cruzada; Descrever e explicar os fundamentos teóricos dos vários métodos imunohistoquímicos, nomeadamente os de imunofluorescência e imunoenzimáticos; Identificar e distinguir os diferentes métodos de recuperação antigénica utilizados na rotina e explicá-los; Nomear, identificar e explicar os vários sistemas de revelação e os vários sistemas de amplificação de sinal; Interpretar e avaliar corretamente as marcações imunocitoquímicas; Analisar fotos de preparações imunocitoquímicas para identificação de artefactos associados a erros no procedimentotécnico; Identificar possíveis causas para a obtenção de marcação de fundo e escolher medidas corretivas para a sua eliminação.
  • BibliografiaBibliography
    Dabbs DJ (2019) Diagnostic Immunohistochemistry: Theranostic and Genomic Applications. (5 th ed.): Elsevier. Suvarna, S. K., Layton, C. L & Bancroft, J. D. (2019). Bancroft's theory and practice of histological techniques . (8th ed). Amersterdam: Elsevier Cook, D. J. & Warren, P. J. (2015). Cellular pathology: an introduction to techniques and applications . Banbury: Scion Publishing Ltd.  
  • MetodologiaMethodology
    Nas aulas práticas o estudante tem acesso previamente aos protocolos experimentais a realizar em cada sessão de aula, o que lhe permite uma leitura e preparação prévias. Esses protocolos são acompanhados de um conjunto de questões, de modo a garantir a preparação individual e, posteriormente a discussão dos procedimentos e dos resultados.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não