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IPLUSO 26053

Instalação Artística I

Artes Visuais e Media Digitais (M) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    .
  • ProgramaProgramme
    1. Abordagem aos contextos históricos, concetuais, teóricos, tecnológicos da instalação artística. Noção de ‘ambiente construído’ e a especificidade do local como elemento estrutural da obra de instalação. Interactividade e participação do espectador. Noções de espaço e sua relação com o contexto social, físico ou material. 2. Abordagens práticas e experimentais de processos criativos e sua articulação com diferentes tecnologias: mixed-media: arte sonora; imagem em movimento, escultura, desenho, etc. Noções de medium expandido. Arte conceptual; Intervenção artística; activismo. 3. Desenvolvimento de métodos de trabalho e introdução à elaboração de um Dossier de Projeto: descrição, definição da problemática (conceitos e referências); estudos, esboços e experimentações; estratégias de produção e faseamento de tarefas; documentação e arquivo.
  • ObjectivosObjectives
    - Conhecer o contexto histórico e social da instalação na arte contemporânea; - Compreender e identificar noções de espaço e contexto atendendo às particularidades e especificidades do lugar (site-specific), espaço público ou privado, exterior ou interior, e quanto à participação do espectador na obra; - Desenvolver a reflexão crítica e um discurso autoral e idiossincrático sobre a sua prática artística posicionando-a numa perspectiva contemporânea - Ser capaz de conceber e produzir projetos de instalação a partir de temas individuais ou conceitos, materiais e suportes. - Documentar, produzir e apresentar a sua própria investigação. - Desenvolver metodologias de trabalho para a elaboração de dossiers de projeto de instalação, de acordo com as caraterísticas do lugar, do orçamento, da produção e equipas de trabalho.
  • BibliografiaBibliography
    BISHOP, C. (2012) Artificial Hells. Participatory Art and the Politics of Spectatorship.London: Verso. BISHOP, C. (2005) Installation Art. A Critical History. London: Tate Publishing. CONNOLLY, M. (2009) Place of Artist's Cinema: Space, Site and Screen. Chicago: Intellect Books/ University of Chicago Press. ELWES, C. (2015) Installation and the Moving Image. London: Wallflowers Press. KABAKOV, I. (1995) On The “Total” Installation. Bonn: Cantz. KAPROW, Allan (1993) “Notes on the Creation of a Total Art.” Essays on the Blurring of Art and Life. London: University of California Press, 1–16. KWON, M. (2002) One Place After Another: Site-Specific Art and Locational Identity. Cambridge/London: The MIT Press. MONDLOCH, K. (2010) Screens: Viewing Media Installation Art. Minneapolis: University of Minnesota Press. REISS, J. H. (1999) From Margin to Center: The Spaces of Installation Art. Massachusetts, London: The MIT Press.
  • MetodologiaMethodology
    Adopta-se uma metodologia de ensino assente na participação ativa do estudante disponibilizando no Moddle os recursos pedagógicos previstos nos conteúdos programáticos permitindo aos estudantes virem preparados para a aula (Flipped Classroom) debatendo em grupo sobre os temas/artistas/obras que considerem relevantes para a sua prática artística e para formular as suas próprias questões. Nas aulas de exposição oral e visual, os estudantes são estimulados a reflectir criticamente e a adquirir competências comunicativas e de argumentação sobre algumas das origens, influências, teorias, processos e manifestações da instalação, através de textos e vídeos sobre diferentes perspetivas de instalação artística escritos/criados por artistas, curadores, historiadores e críticos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Opcional
  • EstágioInternship
    Não