Skip to main content

IPLUSO 26056

Instalação Artística II

Artes Visuais e Media Digitais (M) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Unidade curricular que aprofunda a prática da instalação artística.
  • ProgramaProgramme
    1. Aprofundamento dos contextos históricos, conceptuais, teóricos, tecnológicos da instalação artística. A especificidade do local; questões sociais e políticas relacionadas com o ambiente natural e urbano; Land art; environmental art; troca e interação; recepção, participação e comunidade; tempo e narrativa; a performance como ativação do espaço. 2. Abordagens práticas e experimentais de processos criativos e sua articulação com diferentes tecnologias. 3. Desenvolvimento e aprofundamento de métodos de trabalho e introdução à elaboração de um Dossier de Projeto: descrição, definição da problemática (conceitos e referências); estudos, esboços e experimentações; estratégias de produção e faseamento de tarefas; documentação e arquivo.
  • ObjectivosObjectives
    Esta UC dá continuidade à UC Instalação Artística I. No final do semestre espera-se que o estudante seja capaz de: - Aprofundar o contexto histórico e social da instalação na arte contemporânea; - Consolidar e aplicar noções de espaço e contexto; especificidade do lugar, espaço público ou privado, recepção e participação do público; colaboração e comunidade; ecologia, ambiente e natureza; - Potenciar a reflexão crítica e criar um discurso autoral e idiossincrático sobre a sua prática artística posicionando-a numa perspetiva contemporânea - Conceber e produzir projetos de instalação a partir de temas individuais ou conceitos, materiais e suportes. - Documentar, produzir e comunicar a sua própria investigação. - Desenvolver e aprofundar metodologias de trabalho pessoais para a elaboração de dossiers projetos de instalação, de acordo com as características do lugar, do orçamento, da produção e equipas de trabalho.
  • BibliografiaBibliography
    BISHOP, C. (2012) Artificial Hells. Participatory Art and the Politics of Spectatorship. London: Verso.. COULTER-SMITH, Graham (2007) Deconstructing Installation Art. Fine Art and Media Art, 1986-2006. London: CASIAD Publishing. GOLDBERG, R. (1979) Performance. Live Art 1909 to the Present. New York: H. N. Abrams. KAYE, N. (2000) Site-specific Art Performance, Place, and Documentation. New York and London: Routledge. MALPAS, W. (2007) Land Art: A Complete Guide to Landscape, Environmental, Earthworks, Nature, Sculpture and Installation Art. Crescent Moon Publishing. MONDLOCH, K. (2010) Screens: Viewing Media Installation Art. Minneapolis: University of Minnesota Press. SUDERBURG, E. (2000) Space, Site, Intervention: Situating Installation Art. Minneapolis: University of Minnesota Press. WHITE, M. (2006) The Body and the Screen. Theories of Internet Spectatorship. Cambridge: The MIT Press.
  • MetodologiaMethodology
    Adopta-se uma metodologia de ensino assente na participação ativa do estudante, disponibilizando no Moddle os recursos pedagógicos previstos nos conteúdos programáticos permitindo a preparação para a aula (Flipped Classroom) debatendo em grupo sobre os temas/artistas/obras que considerem mais relevantes para a sua prática artística e formular as suas próprias questões.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Opcional
  • EstágioInternship
    Não