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IPLUSO 22162

Integração das Práticas Expressivas

Educação Básica (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Numa sociedade que apresenta vários problemas sociais, a escola assume um papel fundamental na formação dos cidadãos, promovendo um ensino que enfatize o desenvolvimento das expressões artísticas, integrando-as com as várias áreas do conhecimento, incentivando desta forma, as competências sociais e emocionais. Para isso deve pensar-se a educação interligada com áreas da atividade humana que desenvolvem a sensibilidade. Uma educação que inclua as expressões artísticas pode auxiliar na formação de uma sociedade mais humanizada. 
  • ProgramaProgramme
    Descrição dos conteúdos 1. EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO: FÍSICO-MOTORA, MUSICAL, DRAMÁTICA E PLÁSTICA NA EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLA: 1.1.Integração das Expressões de acordo com as OCEPE 2. EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO: FÍSICO-MOTORA, MUSICAL, DRAMÁTICA E PLÁSTICA NO 1º CICLO 2.1.Integração das Expressões de acordo com o Currículo Nacional do Ensino Básico. 3. Trabalho de Projeto 3.1. De que forma o trabalho de Projeto favorece a integração das expressões artísticas.
  • ObjectivosObjectives
    Pretende-se que o/a aluno seja capaz de: - caracterizar e identificar as diferentes expressões artísticas abordadas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar; - propor atividades de cada uma das expressões, viáveis e que respondam às necessidades e interesses de grupo de crianças do Pré-Escolar; - caracterizar e identificar as diferentes expressões artísticas abordadas no Currículo Nacional do ensino Básico; - propor atividades de cada uma das expressões, viáveis e que respondam às necessidades e interesses de grupo de crianças de 1º Ciclo; - executar, em pequeno e grande grupo, as atividades propostas; - elaborar um Projeto integrando as diferentes atividades expressivas.
  • BibliografiaBibliography
    Amado, J. (2017). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. Barbosa, M. C. S. & Horn M. D. G. S. (2008). Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed Editora. Beane, J. A. (2003). Integração curricular: a essência de uma escola democrática. Currículo sem Fronteiras, 3(2), 91-110. Castro, L., & Ricardo, M. (1993). Gerir o Trabalho de Projeto: Um Manual para Professores e Formadores. (2ª ed). Lisboa: Texto Editora. Ministério da Educação (2022). Currículo nacional do ensino básico: Competências essenciais. Lisboa: ME-DEB. Ministério da Educação. (2016). Orientações Curriculares para a Educação PréEscolar. Lisboa: Ministério da Educação.  
  • MetodologiaMethodology
    Utilização de plataformas colaborativas e de aprendizagem. Utilização de OER
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não