IPLUSO 9111
Inteligência Competitiva
Gestão Empresarial e Negócios Digitais (M) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationA Unidade Curricular de Inteligência Competitiva integra o domínio da gestão estratégica e da análise de mercado, capacitando os estudantes para recolher, tratar e interpretar informação crítica sobre concorrência, tendências e oportunidades. Atua na interseção entre gestão, marketing, tecnologia e análise de dados, permitindo transformar informação em conhecimento estratégico. A UC aborda temas como benchmarking, mapeamento de ecossistemas, análise de concorrência e ferramentas digitais de apoio à decisão. É fundamental no ciclo de estudos por fortalecer a capacidade dos gestores em antecipar mudanças, posicionar a empresa no mercado e criar vantagens competitivas sustentáveis num contexto digital e altamente competitivo. A sua aplicação é essencial em áreas como estratégia, inovação, desenvolvimento de negócios e marketing.
-
ProgramaProgrammeBreve retrospetiva histórica. A especialização e sistematização da atividade de inteligência. A atividade de inteligência ao serviço da segurança nacional dos Estados. O Ciclo das informações. A atividade de inteligência nas empresas. Principais conceitos operativos - a inteligência competitiva e a inteligência económica. Propostas de evolução conceptual. A inteligência competitiva como atividade. O Ciclo das informações adaptado à atividade empresarial. Principais conceitos operativos. A inteligência competitiva e a liderança, a gestão da mudança e a estratégia. Principais metodologias e técnicas
-
ObjectivosObjectivesNesta UC pretende-se proceder a uma breve caracterização da evolução histórica da atividade de informações ou de inteligência e da gestão do conhecimento, bem como proceder ao estudo dos seus princípios orientadores, principais conceitos e definições e evolução doutrinal. Pretende-se, também, proceder a uma caracterização do conceito de inteligência competitiva e económica, dos seus principais objetivos e técnicas e de como se relaciona com a gestão do conhecimento em sentido clássico.
-
BibliografiaBibliographyCarayon, Bernard. 2012.. L’intelligence économique: dessin du destin. Manuel d’intelligence économique. 1-3. Presses Universitaires de France. Paris. Ernest-Jones, Terry. 2005. Know how - Managing knowledge for competitive advantage. An Economist Intelligence Unit white paper sponsored by Tata Consultancy Services. Fahey, Liam. 2007. Connecting Strategy and Competitive Intelligence: refocusing intelligence to produce critical strategy inputs. Strategy & Leadership. Vol. 35, No.1. 4-12. Emerald Group Publishing Limited, ISSN 1087-8572 Fuld, Leonard 2010. The Secret Language of Competitive Intelligence. Dog Ear Publishing. Indianapolis. Gilad, Ben. 2004. Early Warning. AMACOM – American Management Association. New York. Harbulot, Christian. 2012. Pourquoi l’intelligence économique?. Manuel d’intelligence économique. 5-15. Presses Universitaires de France. Paris.
-
MetodologiaMethodologyNa metodologia de ensino são privilegiados os métodos da palestra, da execução e discussão dirigida. As sessões serão teórico-práticas, onde serão apresentados os conceitos fundamentais, recorrendo sempre que possível, a situações reais onde os conceitos, teorias e modelos se tornem mais evidentes. Procura-se suscitar a discussão como forma de clarificar as questões que os conceitos mais complexos levantam, através de casos práticos reais desenvolvidos pelos alunos em grupo, seguidos de debate. São utilizados os seguintes métodos de ensino (ME): ME1: Método expositivo; ME2: Método interrogativo; ME3: Análise crítica e debate de casos práticos. Para além disso, pressupõe-se a utilização de metodologias adequadas ao ensino à distância, tais como aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), que incentiva a resolução de problemas reais, são eficazes.Ferramentas como fóruns, quizzes interativos e trabalhos de projeto favorecem a avaliação formativa e somativa, proporcionando feedback contínuo.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão