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IPLUSO 24353

Interação Pessoa Máquina

Engenharia Informática e Aplicações (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A UC de Interação Pessoa-Máquina tem como objetivo fornecer os alunos das competências de compreensão e de design, que existem entre a interação humana e a máquina, uma vez que nos dias atuais vivemos numa era cada vez mais digital. Isto permite aos mesmo que melhorem a forma e a usabilidade como as pessoas possam trabalhar, comunicar e interagir entre si numa sociedade moderna com o auxílio dos computadores, reconhecendo assim a importância que as interfaces têm como factor decisivo para interação das mesmas.
  • ProgramaProgramme
    Introdução ao caso de estudo da IPM (interação Pessoa Máquina) - o que é e para que serve, qual a sua relação com as pessoas e os computadores; Definições de factores humanos, psicologia e design de sistemas interactivos, desenho e concepção da interação; Ser humano vs. Computador - Identificação dos requesitos e necessidades do mundo atual entre as máquinas e o ser humano, casos de estudo da sua interação; Modelos mentais e conceptuais e desenho de ecrãs - desenhos participativo, web e mobile e seus modelos de usabilidade e navegação e seus respectivos formatos de cor; Análise de tarefas e interação Homem-Máquina - fatores culturais e teoria da interação da mesma vs H-M; Prototipagem - identificação de problemas e suas ferramentas e layouts (estilos, fluxogramas, wireframes, bibliotecas, widgets, etc); Usabilidade e testagem - Ferramentas de teste e padrões de desenho da sua avaliação. Técnicas de avaliação e suas heurísticas - metodologias e e suas avaliações.
  • ObjectivosObjectives
    Compreender e conhecer as várias filosofias no desenho de interfaces, assim como o ser humano e suas funções cognitivas na influência na interação entre o mesmo e o computador/máquina; Apresentar a complexidade de diversas linguagens que são utilizadas nas máquinas durante a sua utilização, em que o ser humano tem que aprender para conseguir usar de forma eficiente; Aprender as metodologias de projeto que facilitem o desenho das interfaces e experiências satisfatórias do utilizador com a interação com a máquina; Aprender a planear, desenhar e criar estudos de avaliação da usabilidade ao longo do ciclo de desenvolvimento de software; Criar e desenvolver protótipos de alta-fidelidade e recolher feed-back junto do Público-Alvo através das interfaces, funcionalidades, usabilidade, testes e avaliação do produto final; Compreender e desenvolver as capacidades mais genéricas como raciocínio crítico, capacidade de trabalhar em grupo e capacidade de comunicação oral e escrita.
  • BibliografiaBibliography
    Slides disponibilizados pelo docente da disciplina; Recursos Didáticos e Laboratório de Informática; NORMAN, Don, The Design of Everyday Things: Revised and Expanded, Basic Books, 2013; PREECE, J., Rogers, Y., & Sharp, H., 4th edition, Interaction Design - Beyond human computer interaction, John Wiley & Sons, Inc., 2014; SCHNEIDERMAN, B., PLAISANT, C., COHEN, M., JACOBS, S., ELMQVIST, N., DIAKOPOULOS, N., Designing the User Interface: Strategies for Effective Human- Computer Interaction - 6th Edition, Pearson, 2016.
  • MetodologiaMethodology
    As aulas terão uma exposição teórica detalhada dos conceitos, princípios e técnicas fundamentais, com o objetivo de debater propostas pelo docente durante o decorrer da aula. Estas têm como objetivo fundamental fazer a ligação entre os conceitos teóricos e sua aplicação mais prática da disciplina, utilizando para isso exemplos reais como demonstração.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não