Skip to main content

IPLUSO 19554

Introdução às Ciências Biomédicas Laboratoriais

Ciências Biomédicas Laboratoriais (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade curricular, contextualiza o exercício profissional independente e autónomo, correspondente ao conteúdo funcional das profissões de Técnico de Análises Clínicas e Saúde Pública e Técnico de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica, descritas no Diário da República nº 138 de 21 de julho (Despacho n.º 9409/2014), no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, bem como nas Instituições Privadas. Esclarece que tem primordialmente um exercício profissional no âmbito laboratorial, cuja finalidade é de conferir o suporte ao rastreio, diagnóstico, prognóstico, terapêutica e monitorização com base no estudo de amostras biológicas, nomeadamente órgãos, tecidos, células e líquidos orgânicos e/ou inorgânicos. No âmbito do exercício profissional a atividade não é isenta de riscos laborais, assim, a tomada de consciência e a preocupação com a segurança e saúde no trabalho de todos os utilizadores dos laboratórios, será já introduzida nesta unidade curricular.
  • ProgramaProgramme
    Sistema de saúde Português Identidade Profissional: Profissões de Saúde Ética e deontologia profissional Profissão Técnico de análises clínicas e saúde pública e anatomia patológica, citológica e tanatológica História e desenvolvimento; Áreas de intervenção Organizações profissionais; Código deontológico e responsabilidade civil Exercício público versus exercício privado Diplomas legais; Atuação técnica nas diferentes áreas de actuação legisladas; Categorias Profissionais Colheita de produtos biológicos O estabelecimento de uma relação interpessoal com o utente; Materiais de colheita e a importância da colheita no processo pré-analítico nas colheitas produtos biológicos, águas e alimentos. Normas de Segurança no Laboratório Conceitos Básicos: Enquadramento legislativo da Segurança e Higiene do Trabalho; Riscos químicos, físicos, biológicos, ergonómicos e psicossociais associados à profissão; Metodologias de Prevenção e Controlo de Riscos.
  • ObjectivosObjectives
    Fornecer as bases teóricas para uma reflexão de cada indivíduo no desempenho do seu papel enquanto prestador de cuidados de saúde Identificar-se com o processo sócio histórico da profissão. Interpretar e aplicar a legislação vigente referente à carreira e ao exercício da profissão e a importância da colheita dos produtos biológicos. Proporcionar um conhecimento alargado das profissões de saúde onde se incluem os profissionais das tecnologias da saúde; Identificar-se com o processo sócio-histórico da profissão de análises clínicas e saúde pública e anatomia patológica, citológica e Tanatológica. Interpretar e aplicar corretamente a legislação vigente referente à carreira e ao exercício da profissão. Saber a importância de uma correta colheita dos produtos biológicos. Aplicar na sua prática de rotina os conteúdos da higiene e segurança no contexto de trabalho e aplicar a legislação vigente.
  • BibliografiaBibliography
    Cunha, P. D. (1996). Ética e Educação. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa. Serrão, D. (1996). Direitos das Pessoas Doentes. Revista Brotéria, Vol. 143 nº 5 Nov. 96. Deveterre, R. (2010). Practical Decision Making in Health Care Ethics: Cases and Concepts. 3th Ed.Washington DC: Georgetown University Press Pitt, S. and Cunningham, J. (2009). An Introduction to Biomedical Science in Professional and Clinical Practice. UK: Wiley-Blackwell Ashmed, N., Glencross, H. and Wang,Q. (2016). Biomedical Science Practice. UK: Oxford University Press Decreto-lei nº 564/99 de 21 de Dezembro - Regulamentação da carreira dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica.  
  • MetodologiaMethodology
    Nesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não