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IPLUSO 19227

Investigação em Enfermagem I

Enfermagem (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A presente unidade curricular pretende fornecer aos alunos um conjunto de conhecimentos e ferramentas que promovem o desenvolvimento de competências de investigação em enfermagem. Preconiza-se que o estudante construa um projeto de investigação em contexto teórico-prático facilitando a integração dos conteúdos apresentados e discutidos nas aulas teóricas. Na Investigação em Enfermagem I o projeto integrará as etapas conceptual e metodológica.  
  • ProgramaProgramme
      Introdução à metodologia da investigação 2.      Trilogia do conhecimento: ciência, teoria e investigação 3.     História e Objetivos da Investigação em Enfermagem O processo de Investigação: fase conceptual, metodológica e empírica 5.     Fontes de Informação e de Investigação. Processos de Pesquisa Bibliográfica. Leitura e Análise da    Investigação 6.     Identificação do Problema e Construção do Quadro Conceptual 7.     Abordagem Qualitativa e Quantitativa Desenho do percurso metodológico Questões Éticas em Investigação Construção de projeto de investigação  1.1.Enquadramento teórico 1.2. Identificação do problema 1.3. Formulação da pergunta/questões de partida 1.4. Objetivos 1.5. Metodologia:
  • ObjectivosObjectives
    Desenvolve habilidade de análise crítica e de síntese da evidência e informação disponíveis; Compreende os conceitos chave em investigaçãoe na enfermagem; Detém conhecimentos sobre a evolução da enfermagem enquanto disciplina e ciência; Conhece as etapas do processo deinvestigação; Identifica os elementos integradores de cada etapa do processo de investigação; Compreende o percurso investigativo e selecionaas técnicas e ferramentas apropriadas a cada abordagem paradigmática.  Respeita os princípios éticos da investigação; Compreende o valor da evidência para ajudar na compreensão da resposta ao processo devida dos indivíduos, família e comunidade alvo dos cuidados de enfermagem bem como a natureza e processo de todas as intervençõesda enfermagem; Reconhece  a  relevância  do  desenvolvimento  da  evidência  através  da investigação. Sabe desenhar um projeto de investigação numa área de cuidados.
  • BibliografiaBibliography
    Bardin, L. ( 2013).  Análise de conteúdo, Lisboa: Edições 70.  Carmo, H; Ferreira,MA (2008). Metodologia de Investigação. Guia para Auto-aprendizagem, 2ª ed. Lisboa: Universidade Aberta. Craig, J V; Smyth, R L (2002). Prática baseada na evidência. Manual para enfermeiros, Lisboa: Lusodidata.  Fortin, M-F (2009). O Processo de Investigação: da conceção à realização, 5º ed. Lisboa: Lusodidata.  Latimer, J. (2003). Investigaçãoo Qualitativa Avançada para Enfermagem. Lisboa: Instituto Piaget. Léssard-Hébrrt, M; Goyrttl, C. (2005). Investigação Qualitativa – Fundamentos e práticas. Lisboa: Instituto Piaget.   Polit, D; Beck, C.; Hungler, B. (2001). Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem, 5ª- ed. São Paulo: Artmed  Quivy, R. et al. (2003). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva. Streubert, H J.; Carpenter, D,R. (2013).  Investigação Qualitativa em Enfermagem, 5ª ed. Lisboa: Lusociência.
  • MetodologiaMethodology
    Nesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de projetos investigativos em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos intrínsecos ao processo de investigar.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não