IPLUSO 19231
Investigação em Enfermagem II
Enfermagem (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationA frequência desta unidade curricular capacita o estudante para o desenvolvimento de um projeto de investigação em enfermagem.
-
ProgramaProgramme1. Procedimentos metodológicos de investigação: 1.1 Paradigma quantitativo e qualitativo; 1.2 Técnicas de recolha de informação; 1.3 Instrumentos de recolha de informação e sua aplicação; 1.4 Organização da informação; 1.5 Tratamento e análise de dados; 1.6 Apresentação e (discussão) dos achados/resultados obtidos.
-
ObjectivosObjectivesAplicar o conhecimento teórico da investigação em enfermagem enquanto disciplina na etapa empírica do projeto; Descrever os resultados obtidos na etapa empírica; reconhecer a importância da pesquisa /investigação para avaliação sistemática da prática clinica; reconhecer os conceitos da ética em investigação; respeitar os princípios éticos da investigação; trabalhar em equipa num projeto com objetivos comuns; manter atualizados os conhecimentos, capacidades e atitudes enquanto estudante investigador; reconhecer a necessidade constante de procura de tecnologias emergentes e novos conhecimentos científicos; demonstrar um compromisso crítico e reflexivo relacionado com a avaliação dos cuidados de enfermagem baseados na evidência científica; utilizar tecnologias de informação e comunicação adequadas à investigação em curso; saber recolher, tratar e analisar dados; procurar situações de aprendizagem que contribuam para a melhoria dos cuidados de enfermagem.
-
BibliografiaBibliographyBardin, L. ( 2013). Análise de conteúdo, Lisboa: Edições 70. Carmo, H; Ferreira,MA (2008). Metodologia de Investigação. Guia para Auto-aprendizagem, 2ª ed. Lisboa: Universidade Aberta. Craig, J V ; Smyth, R L (2002). Prática baseada na evidência. Manual para enfermeiros, Lisboa: Lusodidata. Fortin, M-F (2009). O Processo de Investigação: da conceção à realização, 5º ed. Lisboa: Lusodidacta. Latimer , J. (2003). Investigaçãoo Qualitativa Avançada para Enfermagem. Lisboa: Instituto Piaget Léssard-Hébrrt, M; Goyrttl, C. (2005). Investigação Qualitativa ¿ Fundamentos e práticas. Lisboa: Instituto Piaget. Lobiondo-W ood, G; Haber, J. (2001). Pesquisa em Enfermagem. Métodos, Avaliação Crítica e Utilização, 4a ed. Rio de Janeiro: Guanabara. Polit, D; Beck, C.; Hungler, B. (2001). Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem, 5ª- ed. São Paulo: Artmed
-
MetodologiaMethodologySerá utilizada entre outras a metodologia de Team-based learning (TBL), com a realização de atividades em grupos de trabalho, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos. Nas aulas práticas o estudante desenvolve as suas atividades, seguindo o protocolo metodológico previamente estabelecido. Estes protocolos são ajustados ao projeto de investigação desenvolvido por cada grupo de estudantes. As questões e orientações que acontecem durante os encontros tutoriais permitem garantir a preparação individual e coletiva da posterior apresentação e discussão dos procedimentos e resultados.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS3
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão




