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IPLUSO 19231

Investigação em Enfermagem II

Enfermagem (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A frequência nesta unidade curricular torna o estudante habilitado para desenvolver um projeto de investigação em enfermagem
  • ProgramaProgramme
     1. Procedimentos metodológicos de investigação: 1.1 Paradigma quantitativo e qualitativo  1.2 Técnicas de recolha de informação; 1.3 Instrumentos de recolha de informação e sua aplicação 1.4 Organização da Informação 1.5 T ratamento e análise de dados 1.6 Apresentação e (discussão) dos achados/resultados obtidos
  • ObjectivosObjectives
      Aplicar o conhecimento teórico da investigação e da enfermagem enquanto disciplinas na etapa empírica do projeto; descrever os resultados obtidos na etapa empírica; reconhecer a importância da pesquisa / investigação para avaliação sistemática da prática; reconhecer os conceitos da ética em investigação; respeitar os princípios éticos da investigação; trabalhar em equipa num projeto com objetivos comuns; manter atualizados os conhecimentos, capacidades e atitudes enquanto estudante investigador; reconhecer a necessidade constante de procura de tecnologias emergentes e novos conhecimentos científicos; demonstrar um compromisso crítico e reflexivo relacionado com os cuidados de enfermagem baseados na evidência científica; utilizar tecnologias de informação e comunicação adequadas à investigação em curso; saber recolher, tratar e analisar dados; procurar situações de aprendizagem que contribuam para a melhoria dos cuidados de Enfermagem
  • BibliografiaBibliography
    Bardin, L. ( 2013). Análise de conteúdo, Lisboa: Edições 70, Carmo, H; Ferreira,MA (2008). Metodologia de Investigação. Guia para Auto-aprendizagem, 2ª ed. Lisboa: Universidade Aberta,  Craig, J V ; Smyth, R L (2002). Prática baseada na evidência. Manual para enfermeiros, Lisboa: Lusodidata.  Fortin, M-F (2009). O Processo de Investigação: da conceção à realização, 5º ed. Lisboa: Lusodidacta.  Latimer , J. (2003). Investigaçãoo Qualitativa Avançada para Enfermagem. Lisboa: Instituto Piaget  Léssard-Hébrrt, M; Goyrttl, C. (2005). Investigação Qualitativa ¿ Fundamentos e práticas. Lisboa: Instituto Piaget. Lobiondo-W ood, G; Haber, J. (2001). Pesquisa em Enfermagem. Métodos, Avaliação Crítica e Utilização, 4a ed. Rio de Janeiro: Guanabara.  Polit, D; Beck, C.; Hungler, B. (2001). Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem, 5ª- ed. São Paulo: Artmed
  • MetodologiaMethodology
    Nesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em grupos de trabalho, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos. Nas aulas práticas o estudante desenvolve as suas tarefas, seguindo o protocolo metodológico previamente estabelecido. Estes protocolos são ajustados so projeto de investigação desenvolvido por cada grupo de estudantes. As questões e orientações que acontecem durante os encontros tutoriais permitem garantir a preparação individual e coletiva da posterior apresentação e discussão dos procedimentos e resultados. 
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    3
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não