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IPLUSO 19235

Investigação em Enfermagem III

Enfermagem (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular Investigação em Enfermagem III tem como fim proporcionar ao estudante a aquisição de um conjunto de conhecimentos e ferramentas facilitadores do desenvolvimento de competências no âmbito de metodologias de investigação em enfermagem. A construção de um projeto de investigação e respetiva apresentação/publicação dos achados/resultados, estimula o reconhecimento da necessidade contínua de investigar em enfermagem.  Pretende-se assim que o estudante percorra um processo evolutivo, enquanto pessoa, num propósito de enveredar pela procura do conhecimento da enfermagem tendo como alvo a excelência dos cuidados.
  • ProgramaProgramme
    1. T ratamento, análise e interpretação dos dados 2. Discussão dos dados 3. Relato da investigação em modelo de artigo 4. Divulgação dos achados e/ou resultados 5. Apresentação dos achados e/ou resultados
  • ObjectivosObjectives
     Analisar criticamente todo o conhecimento e informação disponíveis; Documentar o seu próprio conhecimento; Reconhecer a importância da pesquisa / investigação para avaliação sistemática da prática. Integrar os conceitos de confidencialidade e de consentimento informado e esclarecido; Respeitar os princípios éticos da investigação; Trabalhar em equipa num projeto com objetivos comuns. Manter atualizados os conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais, de forma a promover o desenvolvimento profissional; Reconhecer a necessidade de conhecimento de tecnologias emergentes e novos conhecimentos científicos; Pesquisar e interpretar criticamente a literatura científica; Demonstrar um compromisso crítico e reflexivo relacionado com os cuidados de enfermagem, baseados na evidência; Apresentar uma investigação numa área de cuidados de enfermagem; Elaborar um relatório/artigo de investigação; Divulgar os achados/resultados obtidos, contribuindo para a melhoria dos cuidados de enfermagem.
  • BibliografiaBibliography
     Bardin, L. ( 2013). Análise de conteúdo, Lisboa: Edições 70,  Carmo, H; Ferreira,MA (2008). Metodologia de Investigação. Guia para Auto-aprendizagem, 2ª ed. Lisboa: Universidade Aberta,  Craig, J V; Smyth, R L (2002). Prática baseada na evidência. Manual para enfermeiros, Lisboa: Lusodidata.   Fortin, M-F (2009). O Processo de Investigação: da conceção à realização, 5º ed. Lisboa: Lusodidacta.   Latimer , J. (2003). Investigaçãoo Qualitativa Avançada para Enfermagem. Lisboa: Instituto Piaget Léssard-Hébrrt, M; Goyrttl, C. (2005). Investigação Qualitativa ¿ Fundamentos e práticas. Lisboa: Instituto Piaget. Lobiondo-W ood, G; Haber, J. (2001). Pesquisa em Enfermagem. Métodos, Avaliação Crítica e Utilização, 4a ed. Rio de Janeiro: Guanabara. . Streubert, H J.; Carpenter , D,R. (2013). Investigação Qualitativa em Enfermagem, 5ª ed. Lisboa: Lusociência.
  • MetodologiaMethodology
    Nesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos. Nas aulas práticas o estudante tem acesso previamente aos protocolos experimentais a realizar em cada sessão de aula, o que lhe permite uma leitura e preparação prévias. Esses protocolos são acompanhados de um conjunto de questões, de modo a garantir a preparação individual e posteriormente a discussão dos procedimentos e dos resultados.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    3
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não