IPLUSO 22148
Leitura, Escrita e Literacia
Educação Básica (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationEsta UC pretende interligar áreas de estudo diversas, mas convergentes, como seja Língua Portuguesa e Desenvolvimento da Linguagem, trabalhadas em anos anteriores e a Didática da Língua Portuguesa, disponibilizada no 3º ano. Procura-se, assim, que os alunos adquiram competências que vão ao encontro do perfil de formação necessário para o exercício da sua atividade profissional futura, incentivando a investigação e sensibilizando para o contributo que diferentes saberes possibilitam no processo de ensino e aprendizagem.
-
ProgramaProgrammeDescrição dos conteúdos: Da Alfabetização à (Multi)Literacia(s) – evolução de conceitos. Literacia(s) e contexto familiar e escolar. Língua, conhecimento da Língua e uso da Língua; Estatutos e funções das línguas; Desenvolvimento da Literacia emergente no Pré-escolar: da funcionalidade da linguagem escrita à emergência da Escrita e da Leitura. Leitura no 1.º CEB: Conceito de Leitura; Diferentes tipos de Leitura; O ensino de estratégias para a compreensão de textos; A Leitura como um processo interativo; Desenvolvimento da Competência plurilingue e pluricultural, através da Leitura. Escrita no 1.º CEB: Leitura e Escrita: articulação e interação; o processo de escrita e as suas diferentes componentes; construção de textos de diferentes géneros discursivos e em diferentes suportes. [Preencher Tópico] [Preencher Descritivo] [Preencher Tópico] [Preencher Descritivo]
-
ObjectivosObjectivesObjetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes): Adquirir conhecimentos sobre a evolução do conceito de (multi)literacia, como competência multimodal, tendo em conta a sua evolução ao longo dos tempos; Identificar como se processa o desenvolvimento da literacia em contexto familiar e escolar; Identificar os usos primários e secundários da língua e aspetos sociolinguísticos relacionados com esta; Conhecer e analisar formas de promoção da literacia emergente e o desenvolvimento da competência linguística: oral e escrita; Conhecer e refletir sobre a progressão do desenvolvimento da Leitura e da Escrita e sobre as interações entre ambas, ao nível do 1º ciclo; Ler, analisar e construir atividades para o desenvolvimento da Literacia, a partir de textos de autores da CPLPrea de preenchimento obrigatório.
-
BibliografiaBibliographyAA.VV. - Currículo Nacional. Lisboa :ME/DGE, 2022. Descrição física. Série. ISBN) Disponível em: https://www.dge.mec.pt/curriculo-nacional AA.VV. Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar. Lisboa: ME/DGE, 2021. ISBN: 978-972-742-404-7. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/orientacoes-curriculares-para-educacao-pre-escolar Mata, Lurdes - A Descoberta da Escrita. Lisboa: ME/DGIDC. 2008. ISBN: 978-972-742-279-1. Disponível em: http://cefopna.edu.pt/portal/images/documentos/OCEPE/A_Descoberta_da_Escrita.pdf Sim-Sim, I., Silva, A. C. & Nunes, C. . Linguagem e Comunicação no Jardim de Infância. Lisboa: ME/DGIDC. (2008). ISBN: 978-972-742-288-3. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EInfancia/documentos/linguagem_comunicacao_jardim_infancia.pdf
-
MetodologiaMethodologyIncluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão