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IPLUSO 15176

Liderança e Gestão de Equipas

Gestão de Hotelaria e Restauração (T) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Liderar e gerir equipas são competências cruciais para que os gestores e organizações possam enfrentar os desafios de mercado. Alinhar os colaboradores em prol de um propósito comum é cada vez mais uma missão dos gestores de equipa, tendo em vista o alcançe dos objetivos da organização.  Neste sentido, revela-se  fundamental para as organizações e seus membros analisar e compreender o funcionamento das equipas de trabalho, reconhecer os seus aspetos evolutivos para a sua gestão adequada e desenvolvimento de competências de liderança e gestão de equipas.  
  • ProgramaProgramme
     1.  Introdução       1.1 Emergência das competências de liderança e gestão de equipas       1.2 A valorização das soft skills  no contexto das organizações modernas.       1.3  Impacto da cultura e clima organizacional nos comportamentos das pessoas e equipas.   2.  A Liderança       2.1 A Evolução teórica do conceito e dos modelos de liderança.       2.2 Perspetivas e abordagens recentes de liderança.       3.  Gestão de equipas        3.1 As equipas de elevada performance: Formação, desenvolvimento e participação.        3.2. Avaliação de desempenho das equipas        3.3. Resolução de problemas e de conflitos.        3.4. Boas práticas de gestão, dinamização e motivação de equipas.         3.5. Monitorização de objetivos e delegação de funções.        3.6. Empowerment de pessoas/equipas. Coaching e mentoring        3.7. Inteligencia emocional.
  • ObjectivosObjectives
      Compreender a importância da liderança para o alcance de objetivos através de uma equipa eficaz e eficiente. Compreender os mecanismos de motivação e energização das equipas. Comprender os mecanismos e processos para uma comunicação eficaz com os membros da equipa. Reconhecer e identificar as especificidades e os aspetos essenciais para o sucesso de uma equipa de trabalho. Organizar e gerir equipas de trabalho  
  • BibliografiaBibliography
    Câmara, P. B, Rodrigues, J. V. & Guerra, P. B. (2013). Novo Humanator ¿ Recursos Humanos e Sucesso Empresarial. Lisboa, Publicações D. Quixote. Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C. & Cardoso, C. C. (2007). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (6ª ed.). Lisboa, RH Editora. Cunha. M. P. & Rego, A. (2013). Super Equipas. Lisboa, Actual Editora. Goleman, D., Boyatzis, R. & McKee, A. (2007). Os novos líderes: a inteligência emocional nas organizações. Lisboa, Gradiva. Miguel, R., Rocha, A. & Rohrich, O. (2008). Gestão emocional de equipas. Lisboa, Lidel. Rego, A. & Cunha, M. P. (2009). Liderança positiva. Lisboa, Sílabo  
  • MetodologiaMethodology
    A metodologia assenta em técnicas de ensino ativas, como o brainstorming e o role-play. A avaliação será atravéz de um teste escrito e de um trabalho de grupo com a ponderação de 50% cada.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não