IPLUSO 15176
Liderança e Gestão de Equipas
Gestão de Hotelaria e Restauração (T) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationLiderar e gerir equipas são competências cruciais para que os gestores e organizações possam enfrentar os desafios de mercado. Alinhar os colaboradores em prol de um propósito comum é cada vez mais uma missão dos gestores de equipa, tendo em vista o alcançe dos objetivos da organização. Neste sentido, revela-se fundamental para as organizações e seus membros analisar e compreender o funcionamento das equipas de trabalho, reconhecer os seus aspetos evolutivos para a sua gestão adequada e desenvolvimento de competências de liderança e gestão de equipas.
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ProgramaProgramme1. Introdução 1.1 Emergência das competências de liderança e gestão de equipas 1.2 A valorização das soft skills no contexto das organizações modernas. 1.3 Impacto da cultura e clima organizacional nos comportamentos das pessoas e equipas. 2. A Liderança 2.1 A Evolução teórica do conceito e dos modelos de liderança. 2.2 Perspetivas e abordagens recentes de liderança. 3. Gestão de equipas 3.1 As equipas de elevada performance: Formação, desenvolvimento e participação. 3.2. Avaliação de desempenho das equipas 3.3. Resolução de problemas e de conflitos. 3.4. Boas práticas de gestão, dinamização e motivação de equipas. 3.5. Monitorização de objetivos e delegação de funções. 3.6. Empowerment de pessoas/equipas. Coaching e mentoring 3.7. Inteligencia emocional.
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ObjectivosObjectivesCompreender a importância da liderança para o alcance de objetivos através de uma equipa eficaz e eficiente. Compreender os mecanismos de motivação e energização das equipas. Comprender os mecanismos e processos para uma comunicação eficaz com os membros da equipa. Reconhecer e identificar as especificidades e os aspetos essenciais para o sucesso de uma equipa de trabalho. Organizar e gerir equipas de trabalho
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BibliografiaBibliographyCâmara, P. B, Rodrigues, J. V. & Guerra, P. B. (2013). Novo Humanator ¿ Recursos Humanos e Sucesso Empresarial. Lisboa, Publicações D. Quixote. Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C. & Cardoso, C. C. (2007). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (6ª ed.). Lisboa, RH Editora. Cunha. M. P. & Rego, A. (2013). Super Equipas. Lisboa, Actual Editora. Goleman, D., Boyatzis, R. & McKee, A. (2007). Os novos líderes: a inteligência emocional nas organizações. Lisboa, Gradiva. Miguel, R., Rocha, A. & Rohrich, O. (2008). Gestão emocional de equipas. Lisboa, Lidel. Rego, A. & Cunha, M. P. (2009). Liderança positiva. Lisboa, Sílabo
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MetodologiaMethodologyA metodologia assenta em técnicas de ensino ativas, como o brainstorming e o role-play. A avaliação será atravéz de um teste escrito e de um trabalho de grupo com a ponderação de 50% cada.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS6
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão




