Skip to main content

IPLUSO 22194

Língua e Diversidade

Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (M) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade curricular providencia técnicas de expressão escrita e oral adequadas às exigências de situações formais de comunicação, para que os alunos possam comunicar com clareza, rigor e correção linguística, de forma a elevar as suas mensagens a um nível de excelência.
  • ProgramaProgramme
    PARTE I  EXPRESSÃO ORAL A arquitetura de um discurso Competência fónica: voz, dicção e articulação Competência prosódica: ritmo, entoação e ênfase Competência lexical: riqueza, variação e adequação do vocabulário Competência sintática: regras sintáticas e uso de articuladores do discurso Competência pragmática: Coesão e coerência do discurso Modalizadores lexicais e operadores argumentativos Princípios da cortesia linguística Competência extralinguística: linguagem facial e corporal   PARTE II EXPRESSÃO ESCRITA Intenções e tipos de texto (CV, carta formal, relatório, reclamação, artigo científico) Competência lexical: riqueza, variação e adequação do vocabulário Competência sintática: regras sintáticas e uso de articuladores do discurso Competência pragmática: Etiqueta e formalidades linguísticas Uso de fórmulas de tratamento profissional Ortografia e Pontuação (especial tónica no uso da vírgula)
  • ObjectivosObjectives
    Após a frequência nesta unidade, os alunos deverão: Comunicar com clareza, rigor e correção linguística; Dominar as diferentes componentes da língua portuguesa: a fonética, a sintaxe, o léxico e a pragmática; Dominar as regras de ortografia e de pontuação; Aperfeiçoar competências de comunicação, direcionadas para a clareza e eficácia da mensagem; Saber adequar a comunicação a diferentes contextos e públicos; Conhecer a especificidade de diversos tipos de texto, de forma a promover a versatilidade na comunicação escita.
  • BibliografiaBibliography
    - FERNANDES, Cidália (2004). Argumentar é Fácil. Lisboa: Plátano - ESTRELA, Edite, M. Almira Soares E M. José Leitão (2010). Dicionário de dúvidas, dificuldades e subtilezas da língua portuguesa. Lisboa: D. Quixote - GARNER, Bryan A. (2018). Escrita Empresarial. Lisboa: Conjuntura Actual Editora - PROVOST, Gary (2017). Cem maneiras de melhorar a escrita. Lisboa: Guerra & Paz Editores - TAVARES, Sandra Duarte (2019). Comunicar com Sucesso. Lisboa: A Oficina do Livro - TAVARES, Sandra Duarte (2016). Falar bem, Escrever melhor - Dicas úteis e exemplos claros para um uso eficaz da Língua Portuguesa. Lisboa: A Esfera dos Livros - TAVARES, Sandra Duarte (2015). 500 erros mais comuns da Língua Portuguesa. Lisboa: A Esfera dos Livros    
  • MetodologiaMethodology
    As metodologias de ensino assentarão nas seguintes estratégias: realização de atividades de sensibilização e diagnóstico; resolução de dúvidas linguísticas e eliminação de erros de expressão oral e escrita; esclarecimento sobre técnicas relevantes para aperfeiçoar a expressão oral e escrita; realização de atividades de expressão oral e escrita para consolidação e prática das técnicas e conhecimentos adquiridos.    
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    3
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não