IPLUSO 22141
Língua Portuguesa Cultura e Identidade
Educação Básica (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationPretende-se que esta disciplina seja o despertar dos alunos para a origem e importância da língua. Por outro lado, visa-se também enriquecer os conhecimentos sobre a cultura do país, para que possam entender a sua própria identidade. Paralelamente, pretende-se desenvolver a comunicação oral escrita e a cultura geral dos alunos.
-
ProgramaProgrammeA linguagem e as línguas 1.1. O que é a Linguística 1.2. Saussure: linguagem, língua e fala 2. A língua portuguesa 2.1. O latim 2.2. Substratos e superstratos 2.3. O português antigo, o português médio, o português clássico e o português atual 2.4. Variantes do português 2.5. A oralidade (níveis de língua) e a escrita 2.5. Níveis de língua 3. O português no mundo 3.1. PALOP e CTLP 3.2. A unidade da língua 4. Língua e identidade 4.1. Identidade/identidades 4.2. A identidade portuguesa, identidade lusófona 5. Língua e Cultura 5.1. Características e mitos da cultura portuguesa 5.2. Da portugalidade à lusofonia 5.3. Multiculturalismo versus interculturalismo
-
ObjectivosObjectivesDefinir conceitos de língua, cultura e identidade Dintinguir linguagem de língua Relacionar língua e cultura Distinguir multiculturalismo de interculturalismo Relacionar língua e identidade Explicar a importância da língua, cultura e identidade na produçãosocial da diferença Explicar a mudança de paradigma da portugalidade para lusofonia Traçar algumas características identitárias de cultura portuguesa e da cultura lusófona Explicar a importância da língua portugesa no mundo Distinguir as variedades do português Identificar diferenças entre língua oral e língua escrita
-
BibliografiaBibliographyARACIL, Lluís V. Do latim às línguas nacionais. Santiago de Compostela: Associação de Amizade Galiza-Portugal, 2004. COELHO, Jacinto Prado . A originalidade da literatura portuguesa. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1992. CARDEIRA, Esperança. O essencial sobre a História do Português. Lisboa: Ed. Caminho, 2003 MARTINS, Guilherme de Oliveira. Portugal: identidade e diferença. Lisboa: Gradiva, 2015 MATEUS, M. Helena; VILLALVA, Alina. Linguística. Lisboa: Ed. Caminho, 2007. RAMOS, Natália . ¿Sociedades multiculturais, interculturalidade e educação. Desafios pedagógicos, comunicacionais e políticos¿. Revista Portuguesa de Pedagogia , Ano 31, n. 3, 2007. SILVA, Benedicto. A língua portuguesa na cultura mundial. Porto: Fund. Eng. António de Almeida, 1992. SILVA, Tomás Tadeu; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn . Identidade e diferença . Petrópolis: Ed. Vozes, 2009. SOUSA, Vítor Manuel . Da 'portugalidade' à lusofonia . Braga: Universidade do Minho, 2015
-
MetodologiaMethodologyRecurso nas aulas a metodologias ativas, diversificadas e suportadas: (i) Análise e investigação de temas, flipped classroom, resolução de problema, PBL; (ii) debate e discussão de temas; (iii) pesquisas bibliográficas; (iv) trabalhos de grupo; (v) visitas de estudo interdisciplinares e (vi) participação em projetos.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS7
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão