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IPLUSO 22155

Literatura Oral e Infanto-juvenil

Educação Básica (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Abordaremos os conteúdos, a  história, a  especificidade da literatura infantil. Os objetivos desta disciplina visam fomentar a leitura crítica do texto literário infanto-juvenil. Pretende-se proporcionar a reflexão sobre os textos para a infância, nomeadamente sobre a sua qualidade estética e lúdica, bem como sobre os valores que veiculam, o reforço que trazem à aquisição e o desenvolvimento da linguagem.
  • ProgramaProgramme
    Conceito de literatura -   literatura canónica e literatura infantil Funções da L.I.. História da Literatura Infantil - a literatura oral. Suas manifestações. Principais coleções. Os contos de fada.  Seleção de alguns próprios para as crianças Panorama atual da L.I em Portugal - Problemáticas associadas. Principais autores de L.I. Práticas de promoção da leitura Análise crítica de obras de L.I. Propostas de atividades em redor da L.I.  
  • ObjectivosObjectives
      Utiliza uma correcta e adequada expressão oral e escrita em Língua Portuguesa. Define Literatura Define Literatura Infantil e o seu âmbito Traça a História da Literatura Infantil Define Literatura oral e distingue as suas várias manifestações Carateriza as funções da L.I. Seleciona um corpus de textos literários e tradicionais próprios para a infância Avalia criticamente textos para a infância Propõe atividades de exploração de algumas obras literárias para a infância Evidencia sentido estético   
  • BibliografiaBibliography
    Barreto, António Garcia (2002). Dicionário de literatura infantil portuguesa. Porto: Campo das Letras. Bettelheim, Bruno (1988). Psicanálise dos contos de fadas. Lisboa: Bertrand Ed. Jean, Georges (1990). Le pouvoir des contes. Casterman. Mimoso, Anabela (1998). “Contos e Histórias de Proveito e Exemplo”. Revista Línguas e Literatura. Porto: Faculdade de Letras da U.P. Mimoso, Anabela (2010). Contos Tradicionais Açorianos. Vila Nova de Gaia: Calendário de Letras. Mimoso, Anabela (2009). “A morte nos contos de Andersen”. Ecos, n. 1. Vila Nova de Gaia: BECRE. Mimoso, Anabela; Couto, José Manuel (2002). “O papel dos velhos/novos desafios na recuperação da memória oral”. Pedagogias do imaginário. Porto: Ed. Asa. Pires, M. Laura Bettencourt (s.d.). História da Literatura Infantil Portuguesa. Lisboa: Vega. Rodari, Gianni (1982). Gramática da fantasia. S. Paulo: Summus Ed. Rocha, Natércia (1992). Breve História da Literatura para a Infância. Lisboa: ICALP
  • MetodologiaMethodology
    As metodologias centradas no "aprender fazendo" fazem do aluno o centro da aprendizagem. Assim, o professor surge como o mediador entre o saber (os conteúdos) e as diferentes formas de acesso ao mesmo, expressas nas metodologias.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não