IPLUSO 25109
Máscara e Camuflagem
Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentation.
-
ProgramaProgrammeIntrodução à camuflagem como meio de sobrevivência, como jogo e ferramenta. Compreensão do rosto e do corpo humano em várias idades para melhor o transformar. Compreender a sua forma e simetria de modo a conceber e projectar a alteração através de máscaras e próteses em esboços e desenhos realizados em técnicas manuais e digitais. Criação de padrões de camuflagem através da maquilhagem em pintura facial, atendendo aos brilhos e opacidades destes pigmentos. Criação de máscaras e próteses 3D utilizando técnicas da escultura: modelagem e moldagem, e materiais como gesso, silicone, tecido, pasta de papel, barro, parafina e tintas.
-
ObjectivosObjectivesEsta UC tem como finalidade dotar os estudantes de competências para trabalharem a caracterização do corpo e do rosto através de máscaras de carácter escultórico (moldagem e modelagem), de pintura facial (maquilhagem), da criação virtual, através de técnicas digitais e manuais de disfarces transformadores da identidade e potenciadores de uma personagem. Os objectivos são: Reconhecer as possibilidades de transformação visual o corpo e do rosto humano numa transformação visual e formal, plástica. Esboçar as ideias para a transformação utilizando técnicas gráficas manuais, mistas e digitais. Concretizar as ideias através de técnicas de caracterização 3D, manuais, mistas e digitais explorando plasticidades da escultura, nomeadamente a modelação e a moldagem de máscaras e acessórios protésicos em gesso, a pasta de papel, o barro, parafinas. Compreender, aplicar e explorar estas técnicas de camuflagem do corpo e do rosto e desenvolver máscaras e próteses de caracter autoral.
-
BibliografiaBibliographyBaroja, J. C. (1987). La cara, espejo del alma – Historia de la fisiognómica. Barcelona: Circulo de Lectores. Behrens, R. R. (2002). False colors: art, design and modern camouflage. Dysart, Iowa: Bobolink Books. Bordes, J. (2003). Historia de las teorias de la figura humana; el dibujo, la anatomia, la proporción, la fisiognomía. Madrid: Cátedra. Cuthill, I. C. & Troscianko, T. S. (2009). Animal camouflage: biology meets psychology, computer science and art. Int. J. Des. Nat. Ecodyn. 4(3), 183-202. Darwin, C. (2006). A expressão das emoções no homem e nos animais. Lisboa: Relógio d’Água. Elias, A. (2015). Camouflage Cultures: Beyond the Art of Disappearance. Sydney University Press. ISBN 978-1-743324-25-7. Fennell, J.G., Talas, L., Baddeley, R. J., Cuthill, I. C., and Scott-Samuel, N. E.; Optimizing colour for camouflage and visibility using deep learning: the effects of the environment and the observer's visual system, Published:29 May 2019, https://doi.org/10.1098/rsif.2019.0183
-
MetodologiaMethodology.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureOpcional
-
EstágioInternshipNão




