IPLUSO 22140
Metodologia de Investigação Educativa
Educação Básica (L) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationComo a designação indica, a unidade curricular "Metodologias de Investigação educativa" desenvolve-se no domínio educacional, trabalhando na investigação dos problemas dele emergentes e recorrendo a metodologias de abordagem qualitativa.
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ProgramaProgrammeRegras de escrita científica: sistema autor/data, citações curtas e longas, referências bibliográficas (normas APA), etc. Desconstrução de um artigo de investigação: resumo, palavras-chave, introdução, enquadramento teórico, resultados, conclusão, referências bibliográficas. Investigação em Educação: conceito, tipologias e processo. Etapas do processo de investigação: da questão de partida ao relatório final. Métodos, técnicas e instrumentos de recolha e de análise de dados: a pesquisa documental, a entrevista e a observação naturalista. Análise qualitativa de dados empíricos. Relatório de investigação e suas etapas: a forma e o conteúdo.
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ObjectivosObjectivesO aluno deve ser capaz de: utilizar as normas de escrita científica, seguindo as normas APA; discutir conceitos, tipologias e processos inerentes à investigação em Educação; distinguir entre senso comum e posicionamento científico; utilizar o código oral e escrito vigente na área e as regras de escrita científica; fazer uma revisão bibliográfica dentro da temática; fazer a análise de artigos científicos, decorrentes de investigações em campo, enfocando na forma e no conteúdo; elaborar exercícios de pesquisa teórica e de investigação empírica; apresentar, em aula, para discussão, produtos decorrentes de pesquisa teórica e empírica; experienciar, em situação real, métodos, técnicas e instrumentos de recolha e tratamento de dados; elaborar um pequeno relatório decorrente de uma pequena pesquisa com uma componente teórica e empírica; utilizar os dados de investigação para fundamentar os projetos de intervenção; partilhar ideias, experiências e saberes.
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BibliografiaBibliographyAmado, J. (2013). Manual de investigação qualitativa em educação . Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. Bardin, L. (1979). Análise de conteúdo . Lisboa: Ed. 70. Bogdan, R. & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação . Porto: Porto Editora. Canastra, F., Haanstra, F., & Vilanculos, M. (2015). Manual de Investigação Científica da Universidade Católica de Moçambique. Beira: Instituto Integrado de Apoio à Investigação Científica. Coutinho, C. (2015). Metodologia de Investigação em Ciências sociais e Humanas: teoria e prática . Coimbra: Almedina. Naranjo, E. & Ramos, S. (2014). Metodologia da Investigação Científica . Lisboa:Escolar Editora. Sanches, I. (2005). Compreender Agir Mudar Incluir: da investigação¿acção à educação inclusiva. Revista Lusófona de Educação, 05, 127-142 . Tuckman, B. (2012). Manual de Investigação em Educação. Metodologia para conceber e realizar o processo de investigação científica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
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MetodologiaMethodologyPromovem-se metodologias ativas centradas na construção do conhecimento pelos alunos. (debate, discussão, trabalhos de grupo, recurso a plataformas digitais, flipped calssroom, ..)
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS3
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão