Skip to main content

IPLUSO 22301

Métodos, Dinâmicas e Técnicas de Intervenção Socioeducativa

Acompanhamento de Crianças e Jovens (T) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A UC segue uma abordagem baseada em projetos e trabalho colaborativo, permitindo ao estudante explorar, investigar, participar e colaborar ativamente no desenho de um projeto de intervenção socioeducativa. Além disso, uma vez que a UC se insere num curso em Acompanhamento de Crianças e Jovens, os estudantes irão desenvolver competências para implementar métodos e técnicas no diagnóstico e desenvolvimento de competências digitais, socio-emocionais e/ou académicas a partir da aprendizagem baseada em projetos. Nesse sentido, serão construídos projetos em contexto sala de aula com a supervisão, feedback e revisão do docente.
  • ProgramaProgramme
    Módulo 1: Métodos, Dinâmicas e Técnicas na Construção de Projetos Socioeducativos 1.1. A metodologia de projeto e o movimento da educação progressista 1.2. Conceções e modelos atuais da metodologia de projeto 1.3. Características gerais da metodologia de projeto 1.4. Conceito da metodologia de trabalho de projeto 1.5. Fundamentos da metodologia de trabalho de projeto   Módulo 2: Fases para elaborar um projeto socioeducativo 2.1. Diagnóstico, Planificação, Aplicação-execução, Avaliação e Referências   Módulo 3: Intervenção socioeducativa – casos práticos   Módulo 4: Elaboração de um projeto socioeducativo 4.1. Operacionalização: o trabalho de projeto aplicado a serviços educativos de apoio à infância 4.2. O papel da criança na metodologia do trabalho de projeto 4.3. Vantagens e desvantagens da utilização da metodologia de trabalho de projeto 4.4. A prática avaliativa realizada na metodologia de trabalho de projeto aplicada a serviços educativos de apoio à infância
  • ObjectivosObjectives
    O1: Compreender e aplicar métodos e técnicas de intervenção socioeducativa. O2: Distinguir métodos, técnicas, dinâmicas e instrumentos para o diagnóstico e implementação num projeto socioeducativo. O3: Compreender a noções de metodologias de trabalho de projeto e a sua aplicabilidade aos serviços educativos de acompanhamento de crianças e jovens. O4: Adquirir e desenvolver as competências necessárias à fundamentação, conceção, desenvolvimento e avaliação de projetos aplicados aos serviços educativos de acompanhamento de crianças e jovens. O5: Analisar experiências e/ou projetos de ação socioeducativos. O6: Implementar, em contextos reais, projetos de intervenção associados à intervenção socioeducativos.  
  • BibliografiaBibliography
    Oliveira, C. B. E., Oliva, O. B., Arraes, J., Galli, C. Y., Amorim, G., & Souza, L. A. (2016). SocioEducação: Origem, Significado e Implicações para o atendimento socioeducativo. Psicologia Em Estudo, 20(4), 575-585. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v20i4.28456.    Pardal, L., & Lopes, E.S (2011). Métodos e técnicas de investigação social. Areal Editores.   Pérez-Serrano, G. (2008). Elaboração de Projetos Sociais: Casos práticos (pp. 13-47). Porto Editora.  
  • MetodologiaMethodology
    As metodologias centradas no "aprender fazendo" fazem do aluno o centro da aprendizagem. Assim, o professor surge como o mediador entre o saber (os conteúdos) e as diferentes formas de acesso ao mesmo, expressas nas metodologias.Importa ainda referir que serão priveligiadas as metodologias ativas e participativas que, inclusivamente, devem ser mobilizadas pelos adlunos para os seus contextos de estágio e profissionais. Nesse sentido, serão utilizadas as seguintes estartégias:  Aprendizagem ativa: estudo de casos, simulações, role-playing. Trabalho de campo: estágios, visitas a instituições. Aprendizagem baseada em projetos: criação e desenvolvimento de projetos socioeducativos. Discussões e debates: análise crítica de problemas sociais. Método expositivo e demonstrativo: apresentação de conteúdos e exemplos práticos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não