Skip to main content

IPLUSO 19254

Neurofisiologia

Osteopatia (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular conduz os estudantes ao estudo da função cerebral desde o nivel celular e sináptico ate o nivel funcional e do sistema. Aborda conteúdos de neurociência celular e sinaptica essências para o estudo dos diferentes aspetos dos sistemas sensoriais, alem do processamento e disfunção cerebral de ordem superior. O ensino está estruturado em torno do desenvolvimento do conhecimento da função cerebral, desde o nivel celular aos sistemas e abordagens funcionais. 
  • ProgramaProgramme
    Configuração geral e organização do sistema nervoso central e ontogênese . Neurobiologia do neuro¿nio e da neuroglia. Fibras nervosas, nervos periféricos, terminações recetoras e efetoras, dermátomos, miótomos, esclerótomos. A medula espinal e os tratos ascendentes e descendentes. Tronco encefálico. Cerebelo e as suas conexões. Cérebro. Estrutura e localização funcional do córtex cerebral. Formação reticular e sistema límbico. Gânglios da Base e suas conexõs. Núcleos dos nervos cranianos, suas conexões centrais e distribuição. Tálamo e suas conexões. Sistema Nervoso Autónomo. Meninges cerebrais e da espinal medula. Sistema ventricular, líquido cefalorraquidiano e as barreiras hemato-encefálica e hemato-liquido céfalo-raquidiano. Vasos sanguíneos do encéfalo e da espinal medula. 
  • ObjectivosObjectives
    Transmitir um conhecimento compreensivel e detalhado da estrutura sistema nervoso humano. Fornecer uma perspetiva abrangente da funcao do sistema nervoso, com uma incidencia particular nos topicos relevantes para as neurociencias clinicas. Facultar aos estudantes a nomenclatura do sistema nervoso central Entender e perceber a interligacao e a relacao do sistema nervoso com os restantes sistemas do corpo humano. 
  • BibliografiaBibliography
    Snell, R. (2009). Clinical Neuroanatomy for medical students (7 th ed.). Wolters Kluwer: Lippincott Williams & Wilkins. Seeley, R.; Stephens, T.; Tate, P. (2001). Anatomia e Fisiologia. (3a ed.). Lisboa; Lusodidacta. Sobotta, J. (2000). Atlas de Anatomia Humana (21 th ed.). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. Netter, F. H. (2000). Atlas de Anatomia Humana (2 nd ed.). Porto Alegre: Artmed. Moore, K. L. (2011). Anatomia Orientada para a Cli¿nica Moore (6a ed.). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. Guyton, A. C. & Hall, J. E. (2011). Tratado de Fisiologia Me¿dica (12a ed.). Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan. 
  • MetodologiaMethodology
    Nesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não