Skip to main content

IPLUSO 22204

Oficina da Comunicação e da Linguagem em EPE

Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (M) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Apresentação da UC   Esta Unidade Curricular providencia técnicas de comunicação oral e escrita adequadas a diferentes situações de comunicação, para que os alunos saibam não só comunicar de forma eficaz, mas também sejam capazes de estimular o desenvolvimento da comunicação e da linguagem nos seus futuros alunos.   Após a frequência nesta UC, os alunos deverão:   Dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral e escrita Utilizar de modo proficiente diferentes linguagens verbais e não verbais Aplicar estas linguagens de modo adequado aos diferentes contextos de comunicação Estimular o gosto por ouvir contos, adivinhas, poesia, canções, trava-línguas, etc. Dinamizar situações em que as crianças tenham de comunicar com os pares e os adultos para fins diversos.    
  • ProgramaProgramme
    Comunicação, linguagem e fala Aquisição e desenvolvimento da linguagem Problemas específicos da linguagem oral e escrita Dificuldades na aquisição da linguagem Funções da linguagem Saber ouvir para saber comunicar: o conto, o trava-línguas, a adivinha... Jogos de interação oral e escrita Problemas de comunicação: externos e internos O conto infantil, adivinhas, lengalengas, cantigas, jogos tradicionais...
  • ObjectivosObjectives
    Utilizar de modo proficiente diferentes linguagens verbais e não verbais Aplicar estas linguagens de modo adequado aos diferentes contextos de comunicação Dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral e escrita Discutir quais os fatores que contribuem para o desenvolvimento comunicativo Estimular o desenvolvimento da comunicação Criar jogos/momentos que apelam à necessidade de prestar atenção ao que é dito Criar uma rotina educativa que inclua diariamente ouvir ler ou narrar histórias. Estimular o gosto por ouvir contos, adivinhas, poesia, canções, trava-línguas, etc. Dinamizar situações em que as crianças tenham de comunicar com os pares e os adultos para fins diversos. Reconhecer dificuldades na aquisição da linguagem. Promover estratégias que visem superar as dificuldades na aquisição da linguagem e na comunicação.  
  • BibliografiaBibliography
    Ball, R. (2006). Pedagogia da comunicação. P.E.A.   Lima, R. (2000). A linguagem infantil: da normalidade à patologia. APPACDM   Lopes da Silva, I., Marques, L., Mata, L., & Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar.   Rigolet, S. A. (2000). Os três P. Precoce, Progressivo, Positivo. Comunicação e Linguagem para uma Plena Expressão. Porto Editora   Marques, A. (coord.), Azevedo, A., Marques, L., Folque, M. A. & Araújo, S. B. (2024). Orientações pedagógicas para a Creche. Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE)   Sim-Sim, I. (2014). Avaliação da linguagem oral: um contributo para o conhecimento do desenvolvimento linguístico das crianças portuguesas.   Sim-Sim, I. (2008). Linguagem e comunicação no Jardim de Infância. ME 69-86.pd   Orientações curriculares para o Pré-escolar: https://www.dge.mec.pt/ocepe/#
  • MetodologiaMethodology
    Para que os estudantes sejam capazes de fomentar o desenvolvimento da linguagem e da comunicação entre as crianças necessitam de ter alguns fundamentos teóricos sobre como se processa o desenvolvimento da linguagem e quais os principais problemas que impedem ou dificultam a comunicação. Para isso, naturalmente que deve ter alguns fundamentos teóricos, mas devem, sobretudo, desenvolver técnicas/exercícios que visem a superação dos seus próprios problemas de relacionamento, comunicação e linguagem. As metodologias passam essencialmente por jogos de relacionamento e comunicação verbal e não verbal. Recorrer-se-á, preferencialmente, à técnica do role playing para fomentar a criação de jogos e para vencer inibições e problemas de comunicação, bem como a exercícios de expressão oral para fomentar o desenvolvimento da linguagem, bem como para demonstrar a importância do saber escutar.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não