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IPLUSO 22208

Oficina da Didática da Língua Portuguesa

Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (M) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Nesta UC será aprofundamento do conhecimento da língua e da literatura para a infância, o conhecimento da literatura oral tradicional e infantil, o desenvolvimento do sentido estético e crítico para que o futuro educador possa fazer uma escolha consciente e correta das obras a serem abordadas. Sempre que necessário, serão convidados especialistas para aprofundar temáticas nas aulas.
  • ProgramaProgramme
    Comunicação, linguagem e fala Aquisição e desenvolvimento da linguagem Problemas específicos da linguagem oral e escrita Dificuldades na aquisição da linguagem Funções da linguagem Saber ouvir para saber comunicar: o conto, o trava-línguas, a adivinha... Jogos de interação oral e escrita Problemas de comunicação: externos e internos
  • ObjectivosObjectives
    Utilizar de modo proficiente diferentes linguagens verbais e não verbais  Aplicar estas linguagens de modo adequado aos diferentes contextos de comunicação Dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral e escrita Discutir quais os fatores que contribuem para o desenvolvimento comunicativo Estimular o desenvolvimento da comunicação Realizar/ criar jogos/momentos que apelam à necessidade de prestar atenção ao que é dito Criar uma rotina educativa que inclua diariamente ouvir ler ou narrar histórias. Estimular o gosto por ouvir lengalengas, contos, adivinhas, rimas, canções, trava-línguas, etc Dinamizar situações em que as crianças tenham de comunicar com os pares e os adultos para fins diversos. Reconhecer dificuldades na aquisição da linguagem Promover estratégias que visem superar as dificuldades na aquisição da linguagem e na comunicação.
  • BibliografiaBibliography
    Ball, R. (2021). Pedagogia da comunicação.P.E.A. Barroca, A. M et al (2022). Linguagem oral e escrita em idade pré-escolar, Cadernos de Educação de Infância, 125, 10-13 Coelho, A. (2017). Brincar e pedagogia em educação de infância. Cadernos de Educação de Infância, 112, 98-103. Lima, R. (2000). A linguagem infantil: da normalidade à patologia. APPACDM Lopes, I. L. da, Marques, L., Mata, L., Rosa, M. (2016). OCEPE. Lisboa: ME/DGE http://www.dge.mec.pt/ocepe/sites/default/files/Orientacoes_Curriculares.pdf] Marchão, A. (2016). Ativar a construção do pensamento crítico desde o jardim-de-infância. Revista Lusófona de Educação, 32, 47-58 Rigolet, S. A. (2000). Os três P. Precoce, Progressivo, Positivo. Comunicação e Linguagem para uma Plena Expressão. P.Ed. Silva, B. & Craveiro, C. (2022). O Portefólio como estratégia de avaliação das aprendizagens na educação de infância. Revista Zero-a-Seis, 16, 9, 33-53. Sim-Sim, I. (2008). Linguagem e comunicação no Jardim de Infância. ME
  • MetodologiaMethodology
    As metodologias passam essencialmente por jogos de relacionamento e comunicação verbal e não verbal. Recorrer-se-á, preferencialmente, à técnica do role playing para fomentar a criação de jogos e para vencer inibições e problemas de comunicação, bem como a exercícios de expressão oral para fomentar o desenvolvimento da linguagem, bem como para demonstrar a importância do saber escutar.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não