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IPLUSO 22209

Oficina da História e da Geografia de Portugal

Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (M) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A Unidade Curricular Oficina de História e da Geografia visa transformar o trabalho na sala de aula, tornando-o ativo e dinâmico, de modo a facilitar o processo de aprendizagem dos alunos. Considerando-se que o ensino deve estar centrado no aluno, este tem de transformar-se num agente do seu próprio conhecimento.
  • ProgramaProgramme
    -Organização de Contextos de Ensino e Educação. -Educação em História e Geografia nos primeiros anos. -Património. Tempo. Cidadania. Espaços de Vivência. Trabalho de projeto  
  • ObjectivosObjectives
    Identificar e analisar o papel da educação histórica e geográfica nos primeiros anos de escolaridade, com base na teoria que sustenta as orientações didáticas atuais; - Planificar atividades Indoor e Outdoor visando o processo de desenvolvimento de novos conhecimentos das crianças em relação ao meio social envolvente, ao meio físico e natural; -Aprofundar práticas pedagógicas de abordagem ao conhecimento do meio físico, social e cultural. -Desenvolver nos alunos atitudes de crítica, reflexão, iniciativa, autonomia e respeito;  -Desenvolver hábitos de participação em atividades de grupo; - Motivar os alunos para a importância da aprendizagem em História e em Geografia. -  Compreender os seres humanos como agentes fruidores e transformadores do espaço geográfico; - Promover o desenvolvimento de competências de ação que permitam a mobilização dos saberes  
  • BibliografiaBibliography
    Almeida, A. (2002). Abordar o Ambiente na Infância. Universidade Aberta. Katz, L., & Chard, S. (2009). A Abordagem por Projetos na Educação de Infância. Fundação Calouste Gulbenkian Paixão, F. (2006). Educação em ciência, cultura e cidadania. Alma Azul Roldão, M. (1995). O Estudo do meio no 1. ciclo. Fundamentos e estratégias. Texto Editora Silva, M. & Farenzena, R. (2012) Participação Infantil e Autonomia no Jardim de Infância: uma Questão de Cidadania. In Perspetivas sociológicas e educacionais em estudos da criança: as marcas das dialogicidades luso-brasileiras, 72-83. http://tinyurl.com/qcm3dxp Ministério da Educação-DGE (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar Vasconcelos, T. (Coord.). (2012). Trabalhos por Projeto na Educação de Infância: Mapear Aprendizagens, Integrar Metodologias. MEC – DGIDC  
  • MetodologiaMethodology
    A metodologia da Oficina de História e Geografia de Portugal  convoca os alunos  a assumir um papel ativo de problem-solvers segundo a metodologia Problem based learning. Em trabalho de projeto, os alunos são levados a refletir sobre o novo conhecimento adquirido e decidem sobre ações futuras a empreender, contribuindo ativamente para o desenvolvimento de uma vasta gama de competências instrumentais, interpessoais e sistémicas.  
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não