IPLUSO 22201
Oficina das Ciências da Natureza
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (M) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationEsta unidade curricular visa proporcionar aos estudantes uma abordagem holística e integrada das ciências da natureza, através de uma combinação equilibrada de teoria e prática, promovendo assim o desenvolvimento de competências científicas, cognitivas e sociais essenciais para o seu futuro académico e profissional através da conceção e concretização de atividades práticas
-
ProgramaProgrammeMódulo 1: A Ciência como Base para o Desenvolvimento Infantil o Temas de Ciências da Natureza. Relação dos temas com a realidade cotidiana das crianças. o Atividade prática: Explorando objetos naturais e criando questões investigativas. 2. Módulo 2: Planeamento de Atividades práticas para diferentes idades. o A interdisciplinaridade entre Ciências da Natureza e outras áreas 3. Módulo 3: Recursos Didáticos o Exploração de recursos. o Atividade prática: Planificação e Conceção de maquetes sobre dois temas selecionados Pré-Escolar e 1ºCiclo 4. Reflexão e Avaliação.
-
ObjectivosObjectivesEstimular a investigação e o espírito crítico dos alunos em relação a conceitos fundamentais e avançados das ciências naturais. Integrar conteúdos teóricos e práticos, incentivando a aprendizagem ativa e participativa. Abordar metodologias e recursos didáticos nas ciências naturais numa perspetiva integradora. Conceber e planificar atividades práticas adaptadas à faixa etária a que se destinam Melhorar a comunicação oral e escrita no domínio científico, bem como o trabalho de grupo e a colaboração.
-
BibliografiaBibliographyAl Gore, A. (2009). A Nossa Escolha: um plano para resolver a crise climática. Esfera do Caos. Cachapuz, A. F., et al. (2022). Ciência, educação em ciência e ensino das ciências. Ministério da Educação. ISBN 9727830838. Gonçalves, D., Nogueira, I., Monteiro, I., & Quinta e Costa, M. (2019). Educar para a decisão: The Mantle of the Expert. In CIEC 2018 (pp. 513-524). CIE- Uma. Harlen, W. (2018). The teaching of science in primary schools (7.ªEd.). Routledge. Direção-Geral da Educação. (2018). Referencial de educação ambiental para a sustentabilidade. Santos, M. L., Gaspar, M. F., & Santos, S. S. (2014). A ciência na educação pré-escolar. Fundação Manuel dos Santos
-
MetodologiaMethodologyA metodologia da Unidade curricular convoca os alunos a assumir um papel ativo de problem-solvers segundo a metodologia Problem based learning. Em trabalho grupo, os alunos são levados a refletir sobre o novo conhecimento adquirido e decidem sobre ações futuras a empreender, contribuindo ativamente para o desenvolvimento de uma vasta gama de competências instrumentais, interpessoais e sistémicas.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão