Skip to main content

IPLUSO 22201

Oficina das Ciências da Natureza

Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (M) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade curricular visa proporcionar aos estudantes uma abordagem holística e integrada das ciências da natureza, através de uma combinação equilibrada de teoria e prática, promovendo assim o desenvolvimento de competências científicas, cognitivas e sociais essenciais para o seu futuro académico e profissional através da conceção e concretização de atividades práticas
  • ProgramaProgramme
    Módulo 1: A Ciência como Base para o Desenvolvimento Infantil  o Temas de Ciências da Natureza. Relação dos temas com a realidade  cotidiana das crianças.  o Atividade prática: Explorando objetos naturais e criando questões  investigativas.  2. Módulo 2: Planeamento de Atividades práticas para diferentes idades.  o A interdisciplinaridade entre Ciências da Natureza e outras áreas   3. Módulo 3: Recursos Didáticos  o Exploração de recursos.  o Atividade prática: Planificação e Conceção de maquetes sobre dois temas selecionados Pré-Escolar e 1ºCiclo  4.  Reflexão e Avaliação.  
  • ObjectivosObjectives
    Estimular a investigação e o espírito crítico dos alunos em relação a conceitos fundamentais e avançados das ciências naturais. Integrar conteúdos teóricos e práticos, incentivando a aprendizagem ativa e participativa. Abordar metodologias e recursos didáticos nas ciências naturais numa perspetiva integradora. Conceber e planificar atividades práticas adaptadas à faixa etária a que se destinam Melhorar a comunicação oral e escrita no domínio científico, bem como o trabalho de grupo e a colaboração.  
  • BibliografiaBibliography
    Al Gore, A. (2009). A Nossa Escolha: um plano para resolver a crise climática. Esfera do Caos. Cachapuz, A. F., et al. (2022). Ciência, educação em ciência e ensino das ciências. Ministério da Educação. ISBN 9727830838. Gonçalves, D., Nogueira, I., Monteiro, I., & Quinta e Costa, M. (2019). Educar para a decisão: The Mantle of the Expert. In CIEC 2018 (pp. 513-524). CIE- Uma. Harlen, W. (2018). The teaching of science in primary schools (7.ªEd.). Routledge. Direção-Geral da Educação. (2018). Referencial de educação ambiental para a sustentabilidade. Santos, M. L., Gaspar, M. F., & Santos, S. S. (2014). A ciência na educação pré-escolar. Fundação Manuel dos Santos  
  • MetodologiaMethodology
    A metodologia da Unidade curricular convoca os alunos  a assumir um papel ativo de problem-solvers segundo a metodologia Problem based learning. Em trabalho grupo, os alunos são levados a refletir sobre o novo conhecimento adquirido e decidem sobre ações futuras a empreender, contribuindo ativamente para o desenvolvimento de uma vasta gama de competências instrumentais, interpessoais e sistémicas.  
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não