Skip to main content

IPLUSO 22210

Oficina das Expressões Integradas

Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (M) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta Unidade Curricular visa a construção de modelos pedagógicos na abordagem das expressões de forma integrada contribuindo para a formação holística da criança em contexto de creche e de jardim de infância. Serão convidados especialistas nas áreas da UC que possibilitem aos estudantes o alargamento de saberes profissionais do terreno que propiciem aos/às estudantes experiências do campo profissional.
  • ProgramaProgramme
    1)Didática das expressões: -Diferentes modelos pedagógicos; -Planificação, monitorização e avaliação;   2)Experiências educativas no âmbito da educação artística e da educação física adequadas a crianças entre os 0-3 anos e os 3-6 anos: -Educação artística: instrumentos e técnicas; manifestações artísticas de expressão, comunicação, representação e compreensão do mundo; linguagens artísticas (artes visuais, o jogo dramático/teatro, a música e a dança); arte e à cultura artística. -Educação física: desenvolvimento de capacidades motoras; consciência do corpo; relação com os outros; e com diversos espaços e materiais.   3)Estratégias de intervenção educativa no âmbito da educação artística e da educação física em contextos de creche e de jardim de infância.   4) Abordagem integrada e globalizante das diferentes áreas de conteúdo da Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar   5)Investigação e adequação de projetos em contextos educativos diferenciados.
  • ObjectivosObjectives
    Identificar e compreender as expressões como instrumento de desenvolvimento de competências transversais na criança. Conhecer e mobilizar as principais linhas pedagógicas orientadoras da intervenção no domínio das expressões (artística, físico-motor, musical, dramática).   Compreender a importância das expressões para o desenvolvimento do exercício físico e da sensibilidade estética. Ser capaz de conceber planificações sobre práticas expressivas integradas no domínio da educação de infância   Ser capaz de planificar e construir jogos, teatros, materiais pedagógicos e atividades, no âmbito das Expressões Artísticas; direcionadas às diversas faixas etárias da criança   Ser capaz de fazer a integração curricular das diversas Expressões em contexto de creche e de jardim de infância.  
  • BibliografiaBibliography
    Amado, M. L. (2022). O prazer de ouvir música: sugestões pedagógicas de audições para crianças. Edit.Caminho   Neto, C. (1997). Jogo e Desenvolvimento da Criança. Edições FMH   Rooyackers, P. (1996). 101 Jogos Musicais para Crianças. Multimédia Ed. Coelho, A. (2017). Brincar e pedagogia em educação de infância. Cadernos de Educação de Infância, 112, 98-103.   Cunha, J. (2021). Iniciação Musical dos 3 aos 12 anos. Contraponto Ed. Gordon, E. (2000). Teoria de Aprendizagem Musical. Fund. Cal. Gulbenkian   Lima, S. A., & Rüger, A. C. L. (2017). O trabalho corporal nos processos de sensibilização musical. Opus, 13(1), 97-118.   Lopes da Silva, I., Marques, L., Mata, L., & Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. ME/DGE   Oliveira, M. (2018). Um Novo Olhar sobre as Artes Visuais na Educação Pré-Escolar. In A. Souto e Melo (Org.), Educação Artística no Sistema de ensino Português. IPV   Serrano, J.; et al (2020) Educação Física, Saúde e bem-estar. IPCB 4.2.16.    
  • MetodologiaMethodology
    A Aprendizagem Baseada em Problemas, enquanto metodologia educativa centrada no/a aluno/a, compreende a importância do seu protagonismo na construção do seu conhecimento. Serão abordadas questões conceptuais, processuais, comportamentais e de investigação. Nas aulas teórico-práticas pesquisar e recolher materiais e documentos para criar atividades que enquadrem nas diferentes expressões. Serão diversas as atividades propostas: visita ao museu do teatro, visita a Exposições, ida ao teatro bem como atividades físicas em contacto com a natureza. Através do debate, da análise de documentos e de pedagogias ativas, os estudantes serão desafiados a elaborar projetos mobilizando conceitos técnicos e teóricos trabalhados nesta UC, passiveis de serem operacionalizados em contexto de creche e de jardim de infância. Serão convidados especialistas que fomentarão o diálogo, o debate e o enriquecimento concetual e prático.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não