IPLUSO 25601
Oficina de Expressões
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (M) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationA Unidade Curricular visa, acima de tudo, dar uma formação global, no âmbito das Expressões, aos alunos com vista a uma aplicabilidade em contexto de ensino-aprendizagem, de forma a que os conteúdos generalistas sejam complementados com as expressões enquanto metodologias activas e lúdicas de aquisição de conhecimentos. Os alunos deverão compreender e problematizar a Arte, articulando-a com a formação global da criança e do jovem: a Educação pela Arte e a Arte na Educação.
-
ProgramaProgrammeTreino auditivo nos domínios rítmico, melódico e harmónico; Capacitação de leitura do código musical; Construção de atividades expressivas pedagógicas que enquadrem, também, as Ciências Naturais e a Matemática; Prática de técnica vocal, conto de histórias, leitura expressiva, jogo teatral (corpo, voz, espaço, objectos) e improvisação coma bordagens diferenciadas em Teatro na Educação; Construção de instrumentos musicais a partir de materiais de desperdício; Aperfeiçoamento da Linguagem Visual: teoria da cor; formas de comunicação visual; técnicas de modelagem e moldagem tridimensional; actividades de expressão plástica em contexto educativo e lúdico; O conceito do “homo ludens” e a sua importância na aprendizagem das Expressões Artísticas.
-
ObjectivosObjectivesAdquirir, desenvolver e aprofundar conhecimentos de compreensão global do fenómeno artístico, inserindo-os no desenvolvimento da formação estética da criança e do jovem; Aplicar os conhecimentos adquiridos na conceção e dinamização de pequenos projectos ou actividades na área das Expressões Artísticas, tanto com crianças como com jovens; Identificar elementos musicais e teatrais, improvisar e comparar estilos musicais diferentes tendo em conta os contextos socioculturais do passado e do presente; Identificar, manipular e dominar elementos da linguagem visual, bem como construção de objectos plásticos e reconhecer a importância da reciclagem na elaboração de objectos simples; Construir, ensaiar e apresentar Teatros Musicais, recorrendo a canções e à representação, expressando sentimentos e construindo cenários adequados às obras, fazendo uma articulação entre todas as Expressões Artísticas; Reconhecer e aplicar processos, técnicas e recursos na área do Teatro na Educação.
-
BibliografiaBibliographyAreal, Z. (1995). A Cor. Areal Editores Boal, A. (2009). Jogos para atores e não – atores. Editora Civilização Brasileira Brandes, D. & Phillips, H. (2007). Manual de Jogos Educativos: 140 Jogos para Professores e Animadores de Grupos. Editora Padrões Culturais Costa, I. A. (2003). O Desejo de Teatro. Fundação Calouste Gulbenkian Cunha, J. (1990). Iniciação Musical dos aos 12 anos. Contraponto Edições Drew, H. (1993). O Meu Primeiro Livro de Música. Editora Civilização. Gagnard, M., Iniciação Musical dos Jovens. Editorial Estampa. Gonçalves, S. L. et alli. (2002). Primeiro Olhar. Fundação Calouste Gulbenkian Kohl, M. & Solga, K. (2001). Descobrindo Grandes Artistas – A Prática da Arte para Crianças. Artmed Edições Mills, J. (2009). Music in the Primary School. Oxford University Press Monteiro, G. (2003). O Professor, o Corpo e a Voz. Edições Asa Sousa, A. (2003). Educação pela Arte e Artes na Educação. Instituto Piaget Storms, G. (2000). 100 Jogos Musicais. Edições Asa
-
MetodologiaMethodologyA metodologia a utilizar terá sempre, por base, uma permanente articulação entre a teoria e a prática, pois, dada a natureza das Artes, só essa articulação permite uma aquisição sólida de conhecimentos na área das Expressões Artísticas. Privilegiar-se-á mais a componente prática que a componente teórica, bem como uma constante reflexão e discussão dos temas estudados em grupo. Centrar-se-á o processo de ensino-aprendizagem no envolvimento ativo dos alunos: aprende-se a fazer, a desenhar, a tocar, a cantar, a dançar, a ouvir, a construir materiais, a falar, a representar. Portanto, é a partir da prática que se vão ministrando os conhecimentos teóricos essenciais à Unidade Curricular. Será dado um especial enfoque à Metodologia de Trabalho de Projecto como processo de identificação de contextos e de planeamento de modos de intervenção e de experimentação de recursos e técnicas nas áreas das Expressões Artísticas.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão




