IPLUSO 22213
Oficina de Materiais Pedagógicos em Suporte Digital
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (M) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationTrata-se de 1 UC que disponibliza materiais Pedagógicos em Suporte Digital de referência destinados ao pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico;-
-
ProgramaProgrammeMateriais Pedagógicos em Suporte Digital para o Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico A História interativa como Recurso Educativo para Crianças do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico Métodos de Organização e Gestão de Conteúdos para a Histórias interativas. Projeto Prático: Desenvolvimento de um projeto prático através da construção de uma História interativa Utilização de técnicas e de ferramentas que suportem a a conceção e criação de histórias interativas.
-
ObjectivosObjectivesObjetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):- Saber nomear e descrever Materiais Pedagógicos em Suporte Digital de referência destinados ao pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico; - Explorar e aplicar as principais técnicas da ferramenta digital Canva para planear e desenvolver diferentes tipos de histórias interativas suportadas com apoio de outras ferramentas, capaz de contribuir para ensino da temática lecionada nos ciclos de estudo em causa
-
BibliografiaBibliographyMendes, F., & Costa, A. L. (2016). Livros de histórias - Um recurso para a aprendizagem da Matemática e do Português na educação de infância. In Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática – Recursos no ensino e na aprendizagem da Matemática (pp. 243 256). EIEM. Nielsen, L. (2011). Necessidades Educativas Especiais na Sala de Aula: Um guia para professores. Porto: Porto Editora Rendeiro, S., & Meirinhos, M. (2015). E-book interativo multimédia para aprendizagem do estudo do meio no 3o ano de escolaridade. Revista de Estudios e Investigación En Psicología y Educación, Extr.(13), 082–086. https://doi.org/10.17979/reipe.2015.0.13.396 Vassallo, S., & Warren, D. (2018). Use of technology in the classroom. LSAC Annual Statistical Report, 3, 99–112.. Ohler, J. (2008). Digital storytelling in the classroom: New media pathways to literacy, learning and creativity. Thousand Oaks, C.A.: Corwin Press.
-
MetodologiaMethodologyA metodologia da unidade apela a que os alunos assumam um papel ativo na resolução de problemas, utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas. No trabalho de grupo, os alunos são levados a refletir sobre os novos conhecimentos adquiridos e a decidir sobre as ações futuras a tomar, contribuindo ativamente para o desenvolvimento de um vasto leque de competências instrumentais, interpessoais e sistémicas.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS3
-
NaturezaNatureOpcional
-
EstágioInternshipNão




