IPLUSO 25614
Oficina dos Materiais Pedagógicos em Suporte Digital e Tangível
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (M) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationA Unidade Curricular Oficina dos Materiais Pedagógicos em Suporte Digital e Tangível visa desenvolver competências na conceção, produção e avaliação de materiais didáticos em diferentes suportes, digitais e físicos, adequados a diversos contextos educativos. Esta UC promove a criatividade, a inovação e a reflexão crítica sobre o papel dos recursos pedagógicos no ensino e na aprendizagem, sendo pertinente para a formação de professores capazes de responder às exigências atuais da educação, marcadas pela integração de tecnologias e pela diversidade dos contextos.
-
ProgramaProgramme1.Materiais Pedagógicos. Conceito e exemplos 1.1.Exploração e seleção de material pedagógico digital e tangível para o contexto de aprendizagem do 1º ciclo 1.2.Exploração e seleção de material pedagógico para o 2º ciclo (Mat/CN) 1.3..Planeamento de materiais em experiências de aprendizagem de acordo com as diretrizes pedagógicas para o 2º Ciclo Mat/CN) 2.Conceção e desenvolvimento de um material pedagógico. 2.1.Contexto teórico. 2.2.Elementos técnicos. O processo de criação. 2.3.O projeto de trabalho em suporte digital e tangível 3.Relatório das tarefas. Estrutura e conceitos
-
ObjectivosObjectivesEsta Unidade Curricular tem como objetivos de aprendizagem: Discutir métodos e estratégias para a integração de abordagens de aprendizagem ativas com recurso à utilização de materiais pedagógicos em suporte digital e tangível; Experimentar e explorar aplicações informáticas e recursos educativos digitais passíveis de criar e apoiar atividades de aprendizagem- Construir materiais pedagógicos com recurso às TIC ou a partir da reutilização ou reciclagem de materiais, suportando-se a sua conceção no desenvolvimento de objetivos de aprendizagem, competências a desenvolver e estratégias de aprendizagem; Elaborar propostas de trabalhos com recurso a materiais pedagógicos de suporte digital e tangível, visando a atuações mais ativas dascrianças para a aprendizagem; Refletir sobre a adequação estratégica de utilização de materiais pedagógicos de suporte digital e tangível no 1º Ciclo e 2ºCiclo (Mat/CN),analisando as suas potencialidades
-
BibliografiaBibliographyBeetham, H., & Sharpe, R. (Eds.). (2019). Rethinking pedagogy for a digital age: Principles and practices of design (3rd ed.). Routledge Duffy, B. (2006). Supporting creativity and imagination in the early years. Open University Press. Moran, J. M. (2018). Metodologias ativas para uma educação inovadora: Uma abordagem teórico-prática. Penso. Orientações Curriculares para as TIC no 1.º CEB. (2018). http://www.dge.mec.pt/noticias/tic-na-educacao/orientacoes-curriculares-para-ticno-1o-ceb
-
MetodologiaMethodologyEsta unidade curricular promove a metodologia ativa de modo a facilitar a aquisição de conhecimentos direcionados para a prática. Esta metodologia permitirá levar o aluno a experienciar no processo de ensino-aprendizagem, a partir do trabalho individual e colaborativo, os conteúdos com a integração de materiais pedagógicos em suporte digital e tangível.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS3
-
NaturezaNatureOpcional
-
EstágioInternshipNão




