IPLUSO 22300
Oficina Multimédia para Aplicação a Crianças Jovens
Acompanhamento de Crianças e Jovens (T) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationA disciplina introduz os alunos em duas áreas distintas mas complementares: a área de marketing de conteúdos e estratégia de comunicação e do tratamento de imagem digital. Ao longo da disciplina irão particularmente ser trabalhados conceitos de comunicação com recurso a redes sociais e o modo como estas podem ser usadas com sucesso no âmbito da comunicação e acompanhamento de crianças e jovens.
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ProgramaProgrammeMetodologia projectual - etapas e processos; Processos criativos - brainstorming; Noções de tipografia - famílias, estrutura, desenho, aplicação; Noções de composição - grelhas de apoio, hierarquia de informação. Tipos e formatos de imagens. Tratamento e manipulação de imagens digitais - documento, menus, canvas , layers , ferramentas de seleção, crop e cor; máscaras, elementos de formas vetoriais, layer styles , utilização de texto e cor, correcção de cor, filtros, efeitos. Processos de comunicação para crianças e jovens e estratégias e canais Marketing de conteúdos - o que é e como pode ser usado como enquadramento para ações de sensibilização e campanhas de carácter social Redes sociais - Utilização de redes sociais para comunicar com crianças e jovens - Instagram e TikTok Formatos em redes sociais - que formatos estão disponíveis para cada rede. Exemplos
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ObjectivosObjectivesDurante o período letivo o aluno deverá assimilar os princípios basilares de um projeto de Design de Comunicação. Irá desenvolver critérios estéticos que permitirão construir uma composição com os requisitos necessários para a sua apresentação. Terá também de adquirir os principais conhecimentos para a utilização do software de composição de imagem digital. Ao longo do semestre terá de realizar um projeto prático onde irá trabalhar noções e conceitos para a criação de uma campanha de comunicação através das redes sociais Instagram e TikTok. Para tal os alunos irão adquirir competências no uso dos diferentes formatos disponíveis de modo a desenvolverem conteúdos adequados aos objectivos da campanha.
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BibliografiaBibliographyAmbrose, G. & Harris, P. (2011). Layout (2nd ed.). Lausanne: AVA Publishing SA. Gordon, B., Gordon, M. (2003). O Guia completo do design gráfico digital. Lisboa: Livros e Livros. Heath, C., & Heath, D. (2007). Made to stick: Why some ideas survive and others die. Random House. Landa, R. (2011). Graphic Design Solutions. Boston: Wadsworth Cengage Learning.
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MetodologiaMethodologyPromovem-se metodologias ativas centradas na construção do conhecimento pelos alunos.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS7
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão