IPLUSO 22150
Oficinas de Expressão Musical
Educação Básica (L) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationA Unidade Curricular pretende introduzir os alunos no Universo Musical, no Ritmo / Melodia / Harmonia, dando-lhes ferramentas para poderem expressar-se musical e artisticamente. Considerando o papel crucial da Música no Desenvolvimento Cognitivo da Criança, pretende-se abordar pedagogicamente as principais dimensões da Música e do Som, leituras rítmicas e melódicas, bem como trabalhar a intuição auditiva, a prática instrumental (principalmente com instrumentos Orff), o Som Musical, o Fenómeno Auditivo e, evidentemente, a Música como Estratégia Metodológica Activa e Lúdica e como ferramenta do Educador / Docente. Abordaremos, também, o Jogo Musical e a planificação, criação, desenvolvimento e execução de actividades musicais diversas e contrastantes para diferentes níveis de ensino.
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ProgramaProgramme· Conceitos básicos da Música: o Ritmo, a Melodia e a Harmonia; · A Música como parte integrante da(s) Cultura(s) e Diversidade Humana; · A Arte e a Expressão Musical; · A importância da Música no desenvolvimento cognitivo da criança; · Noções sobre a dimensão histórica da Música Europeia; · Música e a Dimensão Multicultural no último século, com especial incidência em Portugal; · Experimentação auditiva dos cinco elementos sonoros (timbre, altura, intensidade, tempo e forma); · Conhecimento teórico da leitura musical em pauta, bem como associação da mesma aos elementos da música; · Desenvolvimento dos conhecimentos de notação musical e leitura de partituras; · Conhecimento de harmonia básica: noções fundamentais sobre Escalas e Acordes; · Experimentação prática dos temas abordados vocalmente e em instrumentos musicais (nomeadamente, os que constituem o Instrumental Orff).
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ObjectivosObjectivesCompreender a importância da Música como manifestação expressiva e artística inerente ao Ser Humano e, como tal, presente ao longo da História da Humanidade. Assimilar a relevância da Música no processo de construção da identidade cultural das Civilizações Humanas e, consequentemente, nas crianças e na sua integração na escola e na sociedade. Utilizar a Música como forma de dar a conhecer as diferentes realidades regionais do país. A Música e a Expressão Musical como Comunicação e Linguagem Estética. Adquirir conhecimentos e capacidades no domínio da Música: sentir, compreender, experimentar, fruir auditivamente e dominar conceitos e processos relevantes de terminologia musical, tais como aqueles que caracterizam e definem o som e a obra musical. Desenvolver a leitura musical de forma a seguir visualmente a partitura e experimentar a sua execução, identificando, também, os vários elementos da Música e expandindo – simultaneamente – a capacidade de abstracção musical.
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BibliografiaBibliographyBraga, J. Músicas do Mundo. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. 2009 Fão, Artur. Teoria Musical (1ª e 2ª Partes). Lisboa: Companhia Nacional de Música. 2010 Foco Musical. Educação e Cultura. Da escola para o palco: expressão musical e dramática: 1º ciclo do ensino básico. Lisboa: Crescer com a Música. 2007 Grout, Donald. História da Música Ocidental. Lisboa: Gradiva. 1997 Henrique, Luís. (1998). Instrumentos Musicais. Porto: Fundação Calouste Gulbenkian Kotarba, Joseph. (Ed.). Understanding Society through Popular Music. Routledge. 2013 Pocinho, Margarida. A Música na relação Mãe-Bebé. Lisboa: Piaget. 1999 Sousa, Maria do Rosário. Metodologias do ensino da música para crianças. Lisboa: Edições Gailivro. 1999 Torres, Rosa Maria. As Canções Tradicionais Portuguesas no Ensino da Música. Lisboa: Caminho. 1998 Willems, Edgar. As Bases Psicológicas da Educação Musical. Fribourg: Editions ProMusica. 1970
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MetodologiaMethodologyAulas teórico-práticas que visam estimular a participação activa dos alunos, de modo a que desperte neles um espírito curioso, em particular sobre a dimensão dos afectos e emoções causadas pela audição musical: canções, texturas sonoras, obras artísticas, etc. Procura incentivar-se à investigação de diferentes culturas musicais, bem como construir instrumentos de percussão, e criar / recriar atividades musicais pedagógicas: aulas com exemplos auditivos, trabalhos de grupo, aplicação na voz/instrumento musical escolhido pelo aluno a partir dos conhecimentos adquiridos através de pequenos exercícios de música a solo ou em conjunto. Incentivar-se-á, também, a prática vocal de forma a potenciar a capacidade de cantar dos alunos.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS6
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão