IPLUSO 19546
Osteopatia Crânio-Visceral
Osteopatia (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationDesenvolver competências para estabelecer o diagnóstico diferencial, tratar e prevenir distúrbios neuromúsculoesqueléticos e outras alterações; Facultar ferramentas para interpretar adequadamente os exames complementares de diagnóstico osteopatico e aplicar as técnicas manuais osteopáticas adequadas a cada caso clínico; Fomentar os princípios osteopáticos e os conceitos das ciências biomédicas e básicas, incluindo as evidências científicas na prática clínica de forma informada e justificada no tratamento osteopático; Desenvolver competências de comunicação e interação que permitam, de forma eficaz, a gestão da relação com pacientes e outros profissionais de saúde; Desenvolver competências para analisar as indicações e contra-indicações para o tratamento osteopático.
-
ProgramaProgrammeDescrição dos conteúdos 1. Osteopatia Visceral 1.1. Relação Estrutura e função entre os sistemas; 1.2. Semiologia simplificada; 1.3. Avaliação e testes específicos para as disfunções viscerais; 1.4. Técnicas de intervenção nas disfunções; 1.5. Estômago, Fígado, Vesícula, Duodeno, Intestinos, Baço, Cólon, Rim; 1.6. Raciocínio clínico e casos clínicos. 2. Osteopatia Craniana 2.1. Fases e ritmo Crânio-Sacral; 2.2. Circulação do líquido céfalo- raquidiano; 2.3. Biomecânica e pato-cinética; 2.4. Técnicas de perceção; 2.5. Manipulação e estudo dos ossos Sacro, occipital, temporal, esfenoide, parietal, frontal e ossos da face; 2.6. Integração clínica.
-
ObjectivosObjectivesTransmitir um conhecimento compreensível, detalhado das disfunções osteopáticas; Conhecer e compreender os diferentes sistemas e sua funcionalidade, os sinais e os sintomas; Conhecer o processo de Avaliação Osteopática, dentro de um diagnóstico diferencial; Adquirir uma base de conhecimentos que possa ser utilizada na vivência clínica; Adquirir conhecimento em osteopatia Crânio-Visceral; Conhecer e compreender o funcional do sistema, descritiva e topográfica; Demonstrar conhecer o processo de Avaliação Médica e Osteopática, dentro de um diagnóstico diferencial, como expressão da especificidade do raciocínio osteopático; Mostrar conhecimento na realização do processo de avaliação, executando corretamente os testes e provas de diagnóstico para cada situação; Interpretar adequadamente os resultados dos testes e provas incluídas no processo de avaliação osteopática.
-
BibliografiaBibliographyChantepie, A.; Pérot; J. -F; Toussirot, Ph. (2007). Ostéopathie clinique et pratique. Ed. Maloine. Barral J. P. (2004) Manipulations viscérales 2. (2nd ed.). Paris: Elsevier. Barral J. P. (2005) Le thorax: manipulations viscérales. (2nd ed). Paris: Elsevier. Busquet L. (2006). La osteopatía craneal. (3ª ed.). Barcelona (España): Paidotribo. Gehin A. (2005). Techniques ostéopathique crânienne: biomécanique, pathomécan ique et diagnostic manuel, Editions Médicales Internationales, Paris. Ricard F. (2005). Tratado de oste opatía craneal: Articulación temporomandibular. 2ª ed. Madrid: Médica Panamericana. Sutherland W. G. (2002). Textes fondateurs de l¿ostéopathie dans le champ crânien, Sully, Paris. Sutherland W. G. (2002). Enseignement dans la science de l¿ostéopathie, Editions Médicales Inte rnationales, Paris. Ricard, F; Sallé, J. L. (2010) Tratado de Osteopatía. 3ª ed. Madrid: Panamericana.
-
MetodologiaMethodologyNesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos. Nas aulas práticas, o estudante tem acesso previamente às atividades que serão realizadas em cada sessão de aula, o que lhe permite uma leitura e preparação prévias. Os planos de sessão de aula são acompanhados de um conjunto de questões, de modo a garantir a preparação individual, e posteriormente a discussão dos procedimentos e dos resultados.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão