Skip to main content

IPLUSO 19551

Osteopatia em Geriatria

Osteopatia (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Nesta unidade curricular os estudantes adquirem conhecimentos e competências na abordagem osteopática de uma população especial - idosos. Neste tipo de população, a abordagem osteopática visa manter a flexibilidade da estrutura corporal para melhoria da qualidade de vida e sem dor. Ao trabalhar na estrutura do corpo adulto, a osteopatia pode auxiliar no relaxamento muscular, na flexibilidade articular, na pormoção do fluxo sanguíneo e no equilíbrio postural. A avaliação e o tratamento osteopático serão abordados para as condições patológicas crónicas mais comuns neste tipo de população especial.
  • ProgramaProgramme
    A osteopatia nas alterações bio-psico-sociais; Abordagem clínica em diferentes alterações sistémicas do organismo; Abordagem clínica nas patologias crónicas do idoso; Intervenção osteopática nas diferentes patologias crónicas.
  • ObjectivosObjectives
    Capacitar o estudante para o bom funcionamento sistémico do corpo, das relações entre as vísceras, sistema nervoso e estrutura, em idade avançada. Adquirir os conhecimentos necessários para o diagnóstico inicial de doenças agudas e crónicas geriátricas comuns. Transmitir a abordagem osteopática nas patologias médicas comuns, de acordo com a sua fisiopatologia. Relacionar os conceitos da abordagem crânio-visceral com a intervenção osteopática no idoso. Estabelecer o diagnóstico e efetuar o tratamento das disfunções. Potenciar a eficácia do tratamento osteopático em diferentes disfunções. Normalizar as funções do organismo no idoso. Saber selecionar as técnicas/estratégias que melhor se adequam a cada disfunção/patologia e para cada indíviduo.
  • BibliografiaBibliography
    Bogosh, C.W. (2013) The Golden Years: Healthy Aging and the Older Adult. CreateSpace Independent Publishing Platform.  Bowker, L., Price, J., Smith, S. (2012) Oxford Handbook of Geriatric Medicine. Oxford Medical Handbooks.  Chaitow, L. (1981). Instant pain control Trigger Point Self-treatment. HarperCollins Publishers Ltd. Guccione, A. & Wong, R. (2011). Geriatric Physical Therapy. (3rd ed.). Elsevier. Nelson, K. & Glonek, T. (2014). Somatic Dysfunction in Osteopathic Family Medicine. (2nd ed.). Lippincott. Pilate, P. (2013). Osteopatia. Como Mejorar la Movilidad y Elasticidad del Cuerpo. Tecnicas y Ejercicios para Todos. La Esfera de Los Libros. Sergueef, N. & Nelson K. (2014). Osteopathy for the over 50s: Maintaining Function and Treating Dysfunction. Handspring Publishing. Viana de Queiroz, M. (2004). Exercícios para Doentes Reumáticos. Lidel.
  • MetodologiaMethodology
    Nesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos. Nas aulas práticas, o estudante tem acesso previamente às atividades que serão realizadas em cada sessão de aula, o que lhe permite uma leitura e preparação prévias. Os planos de sessão de aula são acompanhados de um conjunto de questões, de modo a garantir a preparação individual, e posteriormente a discussão dos procedimentos e dos resultados.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não