IPLUSO 19550
Osteopatia em Pediatria
Osteopatia (L) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationA osteopatia pediátrica é uma área de intervenção da osteopatia estrutural de elevada relevância, sendo solicitada ainda na gravidez como após o parto. Essa relevância assenta no posicionamento que o bebé pode adotar e sofrer de diversas pressões que afetem a mobilidade e correto funcionamento das suas estruturas. Esta UC destina-se ao ensino quer a título teórico e/ou prático das técnicas manuais de intervenção da osteopatia pediátrica, em contexto clínico, ao mesmo tempo permitindo aprofundar os conhecimentos para as diferentes técnicas manuais, de modo a tornar a sua intervenção mais eficaz e adaptada às diversas circunstâncias e situações solicitadas.
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ProgramaProgrammeA Osteopatia no bebé e na criança. Metodologia da Avaliação Osteopática no bebé/ criança. Indicações e contraindicações da Osteopatia na grávida, bebé e criança. Abordagem clínica de diferentes patologias e tratamento osteopático. Abordagem de técnicas osteopáticas.
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ObjectivosObjectivesCapacitar o estudante para o bom funcionamento sistémico do corpo, das relações entre as vísceras, sistema nervoso e estrutura, na infância. Adquirir os conhecimentos necessários para o diagnóstico inicial de doenças agudas e crónicas pediátricas comuns. Transmitir a abordagem osteopática nas patologias médicas comuns, de acordo com a sua fisiopatologia. Relacionar os conceitos da abordagem crânio-visceral com a intervenção osteopática na criança. Estabelecer o diagnóstico e efetuar o tratamento das disfunções. Potenciar a eficácia do tratamento osteopático em diferentes disfunções. Normalizar as funções do organismo na criança. Saber selecionar as técnicas/estratégias que melhor se adequam a cada disfunção/patologia e para cada individuo.
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BibliografiaBibliographyArbuckle, B. E. (2005). Ostéopathie crânienne pour le nouveau-né et l´enfant. Sully. Vannes. Carreiro, J.E. (2003). An Osteopathic Approach to Children. Churchill Livingstone Elsevier Science. LaLauze-Pol, R. (2009). Le crâne du nouveau-né. (2éme édition). Sauramps médical. Sergueef, N. (2007). La thérapie cranio-sacrée chez l¿enfant. Paris: Spek. Sergueef, N. (2007). Ostéopathie pédiatrique. Elsevier. Chaitow, L. (1981). Instant pain control Trigger Point Self-treatment. HarperCollins Publishers Ltd. Brink, F.W., Thackeray, J.D. (2012). Factitious Illness—Red Flags for the Pediatric Emergency. Medicine Physician. Clinical Pediatric Emergency Medicine, 13(3), 213-220. Maddick, A.F., Laurent, S. Consent, competence and confidentiality for children and young people: Case problems from osteopathic practice. 2012, 15(3) 111-119.
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MetodologiaMethodologyNesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos. Nas aulas práticas, o estudante tem acesso previamente às atividades que serão realizadas em cada sessão de aula, o que lhe permite uma leitura e preparação prévias. Os planos de sessão de aula são acompanhados de um conjunto de questões, de modo a garantir a preparação individual, e posteriormente a discussão dos procedimentos e dos resultados.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS5
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão