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IPLUSO 19548

Osteopatia em Uro-ginecologia e Obstetrícia

Osteopatia (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Desenvolver competências para estabelecer o diagnóstico diferencial, tratar e prevenir distúrbios neuromúsculoesqueléticos e outras alterações. - Facultar ferramentas para interpretar adequada mente os exames complementares de diagnóstico neuromusculo esqueléticos e aplicar as técnicas manuais osteopáticas adequadas a cada caso clínico. - Fomentar os princípios osteopáticos e os conceitos das ciências biomédicas e básicas , incluindo as evidencias cientificas na prática clínica de forma informada e justificada no tratamento osteopático; - Desenvolver competências de comunicação e interação que permitam, de forma eficaz, a gestão da relação com pacientes e outros profissionais de saúde. - Desenvolver competências para analisar as indicações e contra-indicações para o tratamento osteopático
  • ProgramaProgramme
    1. Osteopatia em Uro-Ginecol ogia e Obstetrícia 1.1. Relação Estrutura e função entre o sistema visceral e os sistemas. 1.2. Semiologia simplificada, patologias sinais e sintomas. 1.3. Diagnóstico diferencial. 1.4. Posturas, Parede abdominal , gravidez. 1.5. Diafragma: biomecânica e relação funcional com o sistema visceral e sacro cranial. 1.6. Avaliação e testes específicos para as disfunções viscerais. 1.7. Técnicas de intervenção osteopática nas disfunções. 1.8. Discussão de casos clínicos.
  • ObjectivosObjectives
    Transmitir um conhecimento compreensível, detalhado das disfunções osteopáticas; - Conhecer e compreender os diferentes sistemas e sua funcionalidade, os sinais e os sintomas; - Conhecer o processo de Avaliação Osteopática, dentro de um diagnóstico diferencial; - Adquirir uma base de conhecimentos que possa ser utilizada na vivência clínica. - Adquirir conhecimento em osteopatia Uro-Ginecológica e Obstétrica - Conhecer e compreender o funcional do sistema, descritiva e topográfica. - Demonstrar conhecer o processo de Avaliação Médica e Osteopática, dentro de um diagnóstico diferencial, como expressão da especificidade do raciocínio osteopático. - Mostrar conhecimento na realização do processo de avaliação, executando corretamente os testes e provas de diagnóstico para cada situação. - Interpretar adequadamente os resultados dos testes e provas incluídas no processo de avaliação osteopática.
  • BibliografiaBibliography
    Gehin A. (2005). Techniq ues ostéopathique crânienne: biomécanique, pathomécanique et diagnostic manuel, Editions Médicales Internationales, Paris. Ricard, F; Sallé, J. L. (2010) Trata do de Osteopatía. 3a ed. Madrid: Panamericana. Chantepie, A.; Pérot; J.-F; Toussirot, Ph. (2007). Ostéopathie clinique et pratique. Ed. Maloine. Sandler, S. (2012). Osteopathy and Obstetrics. (1st ed.). Anshan Publishers. Barral, J-P. (2010). Manual Therapy for the Prostate. USA: North Atlantic Boo ks  
  • MetodologiaMethodology
    Expositiva, demonstrativa, participativa e resolução de problemas. A unidade curricular pode ser efetivada por avaliação contínua ou por avaliação final. A classificação final (CF) da unidade curricular por avaliação contínua é obtida a partir das classificações obtidas na componente escrita (T), na componente laboratorial (PL). A componente escrita consta de duas frequências escrita s e é relativa aos conteúdos teóricos e teórico-práticos. A classificação mínima em cada frequência é de 8 valores. A componente laboratorial consta de 2 momentos de avaliação práticos realizados durante as aulas laboratoriais, devendo ser igual ou superior a 9,5 valores. A classificação final é calculada a partir da seguinte fórmula: CF = 0,50 T + 0,50 PL. A classificação de todos os instrumentos de avaliação é expressa numa escala de 0 a 20 valores, sendo que o valor ponderado das classificações obtidas tem de ser igual ou superior a 9,5 valores.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não