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IPLUSO 22307

Pedagogias da Infância

Acompanhamento de Crianças e Jovens (T) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta UC cuja área de atuação se situa no campo das pedagogias da infância, tem por objetivo capacitar os/as estudantes para a sua futura atividade profissional. Pretende dotar os/as estudantes de conhecimentos diversificados na linha das pedagogias da infância e sensibilizar os/as mesmos/as para uma intervenção qualitativamente adequada e ajustada ao trabalho com crianças. Procura-se nesta UC problematizar imagens e pensamentos sobre as infâncias, sobre as crianças, sobre os contextos, sobre os modos de intervir, sobre formas plurais de educar e promover o ensino e aprendizagem. Os conteúdos abordados nesta UC são um convite à reflexão sistemática em torno do que pensamos, do que fazemos, do que aprendemos e como aprendemos. Têm igualmente uma intenção informativa e formativa em torno da construção dos saberes profissionais no âmbito da Educação das Infâncias.
  • ProgramaProgramme
    Pedagogias transmissivas vs pedagogias participativas. Imagem de criança vs imagem adulto. Os Pedagogos do século XX e o seu contributo para a Educação no século XXI . Princípios e Fundamentos da Pedagogia para a Infância. A  Intervenção do profissional e a Intencionalidade educativa. Os contextos Educativos e as dimensões da Pedagogia da Infância: Espaço, Tempo, Materiais; Interações; Atividades e Projetos; Observação, Planeamento e Registo; Avaliação e Documentação Pedagógica.  
  • ObjectivosObjectives
    Saber identificar e utilizar de forma adequada elementos estruturantes da Pedagogia da Infância; Mobilizar conhecimentos e saberes da Pedagogia da Infância para os campos da ação e da intervenção educativa; Exercitar a tomada de decisões em contextos educativos, culturais e sociais diversos; Construir uma atitude profissional centrada na questionamento, na reflexão, na observação e na escuta, na partilha e na cooperação; Desenvolver conhecimentos e competências alinhados com uma intervenção educativa integradora, inclusiva e respeitadora das infâncias;
  • BibliografiaBibliography
    Bertram, T.; Pascal, C. (2009). Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias. Lisboa: Ministério da Educação. Freitas-Luís, J. (2012). Repensar a Intervenção Educativa no Jardim de Infância. Cadernos de Educaçação de Infância, 96, 55-57. Formosinho, J. (Coord.) (2009). Formação de professores: Aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora. Hohmann, M., & Weikart, D. (1995). Educar a criança. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Lopes da Silva, I., Marques, L., Mata, L. e Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: ME/DGE. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/ocepe/sites/default/files/Orientacoes_Curriculares.pdf.
  • MetodologiaMethodology
    Promovem-se metodologias ativas centradas na construção do conhecimento pelos alunos. (debate,  discussão, trabalhos de grupo, recurso a plataformas digitais, flipped calssroom, ..)
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não