IPLUSO 22195
Pensamento Matemático
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (M) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationA Unidade Curricular compreende a consolidação e a ampliação dos conhecimentos dos estudantes em matemática. Bem como, a identificação de aprendizagens de matemática em Educação Pre¿-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico definidas pelos documentos orientadores e reguladores. Ale¿m dos objetivos diretamente relacionados com a Matemática e definidos na Ficha desta Unidade Curricular, e¿ esperado que os estudantes desenvolvam a sua capacidade de comunicac¿a¿o, de representac¿a¿o matemática, de cooperac¿a¿o e de investigac¿a¿o.
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ProgramaProgrammeDescrição dos conteúdos ¿ Perceção e compreensão de documentos orientadores e reguladores da Educação Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Conceitos básicos de matemática: álgebra, números e operações, geometria e medida, organização e tratamento de dados. Avaliação formativa em Educação Matemática. Recursos educativos de matemática para a Educação Pré-Escolar.
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ObjectivosObjectives1. Conhecer as orientações curriculares para a Educação Pré-escolar e para o 1º Ciclo, no Domínio da Matemática; 2. Estabelecer conexões entre a Matemática e os outros Domínios: Educação Física, Educação Artística, Linguagem Oral e Abordagem à Escrita. 3. Identificar conexões entre a Matemática e as vivências da criança. 4. Planificar estratégias e atividades do Domínio da Matemática. 5. Planear estratégias que envolvam a matemática e o pensamento computacional. 6. Construir recursos educativos de matemática: jogos, projetos e vídeos. 7. Avaliar para as aprendizagens das crianças.
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BibliografiaBibliographyChigonga, B. (2020). Formative Assessment in Mathematics Education in the Twenty-First Century. In (Ed.), Theorizing STEM Education in the 21st Century. IntechOpen. https://doi.org/10.5772/intechopen.88996 Chilembo, A. M. ., & António, A. S. (2022). No Chão de Huambo. Fatores que influenciam o insucesso na disciplina de Matemática, no Liceu Comandante Kapango. INTERMATHS, 3(2), 108-119. https://doi.org/10.22481/intermaths.v3i2.11185 Lopes da Silva, I., Marques, L., Mata, L., & Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Ministério da Educação, Direção Geral da Educação. http://www.dge.mec.pt/ocepe/sites/default/files/Orientacoes_Curriculares.pdf Martins, G., Gomes, C., Brocardo, J., Pedroso (2016). O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Ministério da Educação, Direção Geral da Educação. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf
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MetodologiaMethodologyIncluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas A lecionação está organizada em aulas de âmbito teórico-prático. Os conteúdos são desenvolvidos em processos expositivos, discussão de textos e de trabalhos de pesquisa num contexto de aprendizagens ativas e significativas, com recurso frequente às Aprendizagens Baseadas em Projetos e em Problemas. As atividades propostas são realizadas com recurso a diversos tipos de materiais – manipulativo, textos escritos, audiovisuais e digitais, por exemplo. As atividades a realizar, por cada aluno, supõem um real envolvimento nas tarefas desenvolvidas na aula, mas complementadas pelo estudo individual e em consonância com propostas disponibilizadas no moodle e na bibliografia recomendada.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS3
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão