IPLUSO 21071
Portefólio
Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationO Portfólio é uma ferramenta profissional indispensável para a promoção de um profissional das artes. Nesta UC, os alunos irão adquirir competências necessárias à criação de um portfólio eficiente, profissional e atractivo, assim como estratégias metodológicas de organização, comunicação e promoção profissional.
-
ProgramaProgrammeGestão de Arquivos e Portfólios; O Conceito de Portfólio: definição, funções e utilidade; Design de Layouts Digitais e Impressos com recurso ao Adobe InDesign (Interface, ferramentas de edição, grelhas, molduras, masters, formatação de texto, imagem e objectos); Design de Layouts Web com recurso a plataformas de construção de websites; Uso Prático de Portfólios de acordo com o contexto de apresentação; Regras gerais de elaboração de textos de apresentação (CV, biografias, artist’s statements, cartas de motivação); Estratégias de comunicação (Pesquisa, meios de apresentação e difusão do trabalho, redes de contacto).
-
ObjectivosObjectivesEsta UC tem como objectivos específicos: Fornecer competências metodológicas e estratégias de organização e actualização de arquivos digitais e de portefólios do trabalho autoral consoante diferentes objectivos; Proporcionar competências de selecção, organização e composição visual, executando tarefas de paginação e design editorial necessárias à concepção de documentos impressos, digitais e para a web (portefólio, cartão, website); Adquirir aptidões de redacção eficaz, atractiva e coerente de CV, bios, artists statements de acordo com os diferentes contextos; Conhecer e aplicar estratégias de comunicação e promoção do trabalho recorrendo a meios de comunicação online: plataformas de comunidades artísticas/criativas, e-mail, redes sociais.
-
BibliografiaBibliographyBelanoff, P. and Dicson, M. (Eds). (1991). Portfolios: Process and Product. Portsmouth, NH: Boynton/Cook. Anderson, Denise (2016). Stand Out. Design a personal brand. Build a killer portfolio. Find a great design job. Peachpit Press. Eisenman, S. (2006). Building Design Portfolios. Rockport Publishers. Keller, M. (2010). Design Matters: portfolios 01 : an essential primer for today’s competitive market. Rockport Publishers, Inc. Taylor, F. (2013). How to Create a Portfolio and Get Hired, Second Edition: A Guide for Graphic Designers and Illustrators. Laurence King Publishing, USA
-
MetodologiaMethodologyAs metodologias de ensino desta UC são essencialmente demonstrativas e práticas, sendo complementadas com enquadramentos teóricos e técnicos, combinando a apresentação de vários exemplos de currículos e portfólios com exercícios práticos e projetos tanto em sala de aula como em casa. A planificação das aulas encontra-se estruturada de maneira a permitir aos estudantes aprender gradualmente os fundamentos básicos do Adobe InDesign, ao mesmo tempo que aprendem aspectos de composição, cor, legibilidade, assim como a redacção de diferentes tipos de textos de apresentação. Serão ainda disponibilizados recursos multimédia (tutoriais online) para que os estudantes venham previamente preparados para as aulas e assim aplicar os conhecimentos adquiridos e tirar as suas dúvidas. Todo o processo de aprendizagem é pautado pelo acompanhamento e feedback do docente com vista à melhoria progressiva das aprendizagens. O Moodle será plataforma de troca de materiais pedagógicos com os estudantes.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão