Skip to main content

IPLUSO 22203

Portfólio de Experiências I

Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (M) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade assume-se como um espaço integrador e de articulação com outras componentes de formação do semestre explorando conteúdos, não apenas referentes à intervenção nos contextos educativos, mas também os resultantes das experiências singulares autónomas vividas proativamente fora do contexto das aulas presencias, de modo a contribuir para o desenvolvimento profissional do estudante.
  • ProgramaProgramme
    Os conteúdos decorrerão das ações educativas trazidas pelos estudantes no âmbito da sua intervenção no contexto e de acordo com as experiências singulares autónomas vividas incidindo sobre: - observação dos contextos educativos; - planificação, implementação e avaliação de atividades; - conceção de projetos; - construção de Portefólios Reflexivos.
  • ObjectivosObjectives
    Espera-se que os estudantes no final sejam capazes de: - compreender o contexto e problemáticas do 1.º CEB; - planificar e implementar propostas pedagógicas adequadas gerindo recursos e organizando o ambiente educativo de acordo com os princípios da aprendizagem ativa e participativa; - conhecer especificidades do processo de aprendizagem/ensino dos alunos; - articular os saberes da ação com os saberes teóricos na problematização das situações da prática profissional; - analisar e refletir sobre a ação e o sobre o papel do professor; - desenvolver uma prática reflexiva ao (auto)avaliar o seu desempenho explicitando o porquê dos aspetos mais e menos conseguidos.   
  • BibliografiaBibliography
    Bernardes, C. & Miranda, F. B. (2003). Portefólio: Uma escola de competências. Porto: Porto Editora. Martins, G. O. (Coord.) (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Ministério da Educação/DGE. Roldão, M. C. (2009). Estratégias de Ensino: o saber e o agir do professor. Gaia: Fundação Manuel Leão. Sá-Chaves, I. (2005). Os "Porffólios reflexivos" (também) trazem gente dentro: reflexões em torno do seu uso na humanização dos processos formativos. Porto: Porto Editora. Zabalza, M. A. (1994). Diários de Aula. Porto: Porto Editora.  
  • MetodologiaMethodology
    No início do curso, a cada estudante será atribuído um tutor que apoiará os seus projetos de intervenção educativa ou ação. Estes projetos serão calendarizados, planeados, realizados e avaliados pelo estudante e pelo tutor, constando de um portefólio intermédio. O resultado desse percurso culminará com a entrega de um Portefólio Final de Experiências a juntar ao Relatório Final. A avaliação será contínua e inclui os seguintes elementos e respetivas ponderações: Portefólio Final de Experiências (50%);  Reflexão Crítica no final do Módulo (30%); Assiduidade, participação e empenho nas atividades letivas  (20%).  
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    3
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não