IPLUSO 22207
Portfólio de Experiências II
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (M) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationEsta unidade assume-se como um espaço integrador e de articulação com outras componentes de formação do semestre explorando conteúdos, não apenas referentes à intervenção nos contextos educativos, mas também os resultantes das experiências singulares
-
ProgramaProgrammeOs conteúdos decorrerão das ações educativas trazidas pelos estudantes no âmbito da sua intervenção no contexto e de acordo com as experiências singulares autónomas vividas incidindo sobre: observação dos contextos educativos; planificação, implementação e avaliação de atividades; conceção de projetos; construção de Portefólios Reflexivos.
-
ObjectivosObjectivesEspera-se que os estudantes, no final da UC, sejam capazes de: - compreender o contexto e problemáticas do 1.º CEB; - planificar e implementar propostas pedagógicas adequadas gerindo recursos e organizando o ambiente educativo de acordo com os princípios da aprendizagem ativa e participativa; - conhecer especificidades do processo de aprendizagem/ensino dos alunos; - articular os saberes da ação com os saberes teóricos na problematização das situações da prática profissional; - analisar e refletir sobre a ação e o sobre o papel do professor; - desenvolver uma prática reflexiva ao (auto)avaliar o seu desempenho explicitando o porquê dos aspetos mais e menos conseguidos.
-
BibliografiaBibliographyBernardes, C. & Miranda, F. B. (2003). Portefólio: Uma Escola de Competências. Porto: Porto Editora. Fonseca, G., & Ponte, J. P. (2024). Building didactic knowledge from reflection in lesson studies, International Journal for Lesson and Learning Studies. Vol. 14 No. 1, pp. 14-26. https://doi.org/10.1108/IJLLS-08-2024-0188 Fonseca, G. & Ponte, J. P. (2022). O estudo de aula no desenvolvimento do conhecimento sobre o ensino da matemática de professores do 1.º ciclo. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, 25(2), 223-246, https://doi.org/10.12802/relime.22.2524 Roldão, M. C. (2009). Estratégias de Ensino: O saber e o agir do professor. Gaia: Fundação Manuel Leão. Sá-Chaves, I. (2005). Os “portfólios reflexivos” (também) trazem gente dentro: reflexões em torno do seu uso na humanização dos processos formativos. Porto: Porto Editora.
-
MetodologiaMethodologyRecurso a metodologias ativas, centradas no aluno e em PBL.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS3
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão